Descrição de chapéu violência

Para você, quais responsabilidades os donos de cachorros devem ter nas ruas?

Algumas pessoas defendem medidas mais drásticas, como a proibição de raças consideradas perigosas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última semana, a escritora Roseana Murray, 73, foi atacada por três cachorros da raça pitbull durante uma caminhada. Ela perdeu um braço e uma orelha por conta do ataque e os responsáveis pelos animais foram presos sob suspeita dos crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais.

O caso rendeu muitos comentários sobre a necessidade de uso de focinheiras para algumas raças de cachorros e a obrigatoriedade da guia na hora dos passeios, independentemente do porte e da agressividade do animal.

Cães de grande porte, recolhidos no CCZ Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto - Silva Junior - 29.mar.12/Folhapress

Algumas pessoas defendem medidas mais drásticas, como a proibição de raças consideradas perigosas ou sujeitas a doenças. O pitbull, por exemplo, é proibido em 24 países. Outras raças que já causaram acidentes graves e foram proibidas são rottweiler, boerboel e dogo argentino.

Além dos conflitos com pessoas e outros cachorros, é dever dos tutores recolher os dejetos de seus animais e manter sua vacinação em dia.

E para você, leitor da Folha, quais são as responsabilidades que os tutores de cães devem cumprir ao andar com eles nas ruas? Quais medidas podem ser tomadas para garantir uma conduta cidadã? Deixe sua opinião neste formulário.

Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor no próximo domingo (14) e nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.