Como emendas parlamentares impactam a relação entre presidente e Congresso; ouça podcast

STF formou maioria para suspender emendas de relator; decisão pode provocar tensão entre Poderes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta terça-feira (9) para manter a decisão da ministra Rosa Weber que suspende o pagamento de emendas de relator distribuídas para atender deputados e senadores. Esse recurso tem sido usado pelo governo Jair Bolsonaro para conseguir apoio em votações importantes.

As emendas, verbas que parlamentares mandam para suas bases, sempre foram usadas pelo Executivo como negociação. Apesar do discurso de Bolsonaro de acabar com o "toma lá dá cá", seu governo liberou R$ 1 bilhão em emendas do relator só na semana que antecedeu a votação em primeiro turno da PEC dos Precatórios.

No episódio desta quarta-feira (10) do Café da Manhã, o cientista político Fernando Limongi, professor da USP e da Fundação Getúlio Vargas, explica como as emendas parlamentares impactam a relação entre os Poderes.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Angela Boldrini e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.