Descrição de chapéu Brasil à Vista

Podcast Brasil à Vista debate políticas públicas com soluções para futuro do país

Nova série da Folha estreia hoje analisando melhorias no Bolsa Família e limitações do programa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Existe um programa capaz de erradicar a desigualdade social? Construir novas casas é o melhor jeito de zerar o número de famílias sem moradia?

Como fortalecer o SUS e combater problemas que pareciam controlados, mas voltaram a crescer, como a mortalidade materna e doenças como o sarampo? Como acelerar a igualdade racial em um país onde se estima que faltam 400 anos para que negros e brancos tenham a mesma renda?

Essas são algumas das questões que o podcast Brasil à Vista debaterá em seus oito episódios. A nova série da Folha olha para os grandes desafios em políticas públicas para o Brasil do futuro: como organizar questões históricas, como a fundiária, ou recentes, como as redes sociais.

O programa é apresentado pelo advogado Irapuã Santana e pela repórter Angela Boldrini. Irapuã é doutor em direito processual pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP.

"A ideia é buscar um ponto em comum e despertar o interesse das pessoas que querem uma mudança concreta no país. A experiência da luta abolicionista mostrou que, quando nos unimos e concentramos esforços em um ponto específico, conseguimos fazer a coisa andar", afirma.

Angela é jornalista e apresentadora de podcasts na Folha. Já esteve nos microfones do Café da Manhã e do Sufrágio, um programa sobre mulheres e política que teve apoio do Pulitzer Center for Crisis Reporting. A edição de som do Brasil à Vista é de Raphael Concli.

No primeiro episódio, que estreia nesta quarta-feira (10), a economista Laura Muller Machado, ex-secretária de Desenvolvimento Social de São Paulo e coautora de "Diretrizes para o Desenho de uma Política para a Superação da Pobreza", dialoga com Rafael Osório, doutor em sociologia pela UnB e pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Na pauta está o desenho atual do mais conhecido programa de transferência de renda do Brasil, que completa 20 anos em 2023: o Bolsa Família. Repaginado pelo governo Lula, o benefício deve atingir cerca de 20 milhões de famílias e pagar um valor médio de R$ 715.

O episódio discute os aprendizados da pandemia na rede de proteção social brasileira, o que é preciso melhorar no programa e os desafios para retirar da pobreza 62,5 milhões de brasileiros. O podcast é publicado todas as quartas-feiras às 8h, nas principais plataformas de podcast e no site da Folha.

Capa do podcast Brasil À Vista, um fundo bege com um mapa do Brasil em preto e o nome do podcast também em preto.
Podcast Brasil à Vista - Catarina Pignato
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.