Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute mortes na Baixada Santista e ações de vingança da polícia

Governo paulista confirmou 14 mortes pela polícia, mas ouvidoria da corporação fala em número maior; PM nega abusos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A violência na Baixada Santista continuou a escalar nesta terça (1º), com novas mortes pela polícia e registros de confrontos em Santos. A região vive sob tensão, com uma operação deflagrada pela morte de um soldado da Rota na semana passada. A Operação Escudo, acusada de uma série de abusos, é uma das mais letais da PM-SP nos últimos anos.

O governador Tarcisio de Freitas (Republicanos) tem defendido a corporação e negado irregularidades na atuação dos agentes. Nesta terça, disse que "o confronto não interessa a ninguém", mas que a polícia não vai "se furtar a fazer o combate". O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que a operação "deu uma resposta à altura".

Órgãos como a Ouvidoria das Polícias, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e o Ministério Público vão colher denúncias de moradores e apurar os relatos de abusos e tortura por parte dos policiais.

Em outra série de operações, na Bahia, foram registradas pelo menos 19 mortes por policiais desde sexta-feira. Só em uma ação, em Itatim, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, oito pessoas morreram. A violência de agentes de segurança foi responsável por 6.430 mortes no país no ano passado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O episódio do Café da Manhã desta quarta-feira (2) traz o relato de Tulio Kruse, repórter da Folha que acompanha as ações na Baixada Santista. E, para discutir a violência policial, as operações de vingança e caminhos para fortalecer o controle das forças de segurança, o podcast entrevista o sociólogo Daniel Hirata, coordenador do Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.