Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast analisa indicações de Dino para STF e Gonet para PGR

Os dois devem ser sabatinados por senadores ainda neste ano, segundo presidente da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Lula (PT) indicou, nesta segunda-feira (27), o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) e o procurador Paulo Gonet para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Foram quase dois meses de espera para que os nomes fossem conhecidos. Nesse período, Lula se reuniu com aliados e outros interlocutores para receber sugestões e discutir a viabilidade dos nomes em cogitação.

Pouco depois do anúncio de Lula, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a Casa vai fazer um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro para organizar as sabatinas e votar as indicações de Dino e Gonet antes do recesso.

Com a provável saída de Dino, as atenções no governo passam para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lula embarcou nesta segunda para o Oriente Médio e a Alemanha e deve deixar para o retorno a escolha do novo ministro —e a decisão sobre desmembrar a pasta e recriar o Ministério da Segurança Pública.

O Café da Manhã desta terça-feira (28) conta que articulações foram feitas para a escolha dos nomes de Dino e Gonet e discute que expectativas recaem sobre eles no Supremo e na PGR. O podcast entrevista o Eduardo Scolese, editor de Política da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.