Podcast analisa como PEC das decisões monocráticas mexeu com os Poderes

Aprovação no Senado causou reações de ministros do STF, que mandaram recados ao Legislativo e ao Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ministros do Supremo Tribunal Federal usaram a sessão desta quinta-feira (23) para reagir à aprovação no Senado da PEC que restringe decisões monocráticas da corte. A Folha mostrou que, nos bastidores, magistrados chamaram de traição a postura de parlamentares governistas e disseram que o caso pode prejudicar a interlocução com o Planalto.

Um dos alvos foi o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), que votou de forma favorável ao texto. Ele depois afirmou que a posição era "estritamente pessoal". A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, disse que Wagner errou e que a legenda deve atuar pela rejeição da PEC na Câmara.

A aprovação da PEC é mais um capítulo de uma disputa entre Senado e Supremo. Nesta quinta, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, citou retrocessos democráticos em outros países e disse que a corte não vê razão para mudanças em seu funcionamento. Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes reforçaram os recados ao Legislativo.

O Café da Manhã desta sexta-feira (24) trata do fundo político da PEC das decisões monocráticas. O colunista da Folha Bruno Boghossian explica os impactos da aprovação no Senado e analisa como deve ser a discussão da proposta na Câmara.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.