Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast discute o peso político nas indicações para o STF

Oficialização do nome de Flávio Dino para o Supremo reacende debate sobre a politização da corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Indicado pelo presidente Lula (PT) para assumir uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino retomará a carreira de magistrado que iniciou em 1994. O atual ministro da Justiça está na política desde 2006 e vai ser o primeiro ex-governador a chegar a um assento na corte.

Enquanto alguns consideram a trajetória de Dino política demais para o cargo no Supremo, outros lembram que Dino, graduado e mestre em direito, foi juiz federal por 12 anos. Ex-presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), foi um dos articuladores de uma reforma no Judiciário que, entre outras coisas, criou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O contexto de indicações para altos postos no Judiciário já vinha marcado pela política. E, em relação aos ministros, há questionamentos de uma postura pouco discreta —que, para os críticos, extrapola o papel do tribunal. Eles afirmam que esse perfil passa também por uma resposta aos ataques que a corte sofreu nos últimos anos.

O Café da Manhã desta quarta-feira (29) discute como as nomeações de ministros do STF ganharam um peso mais político do que técnico e trata dos reflexos disso para o Judiciário. O podcast entrevista Eloísa Machado, professora de direito da FGV, que também fala das particularidades da indicação de Dino para a corte.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.