Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata de incêndio e disputas envolvendo a União Brasil

Ala do partido acusa Luciano Bivar, atual presidente da legenda, de envolvimento em suposto ataque contra casas ligadas a presidente eleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em reunião na tarde desta quarta (13), a União Brasil aceitou denúncia contra o presidente da sigla, Luciano Bivar, e abriu um processo contra ele. O contexto dessa decisão envolve a disputa dentro de um dos principais partidos do centrão e um incêndio possivelmente criminoso.

Na segunda (11), duas casas ligadas a Antônio Rueda pegaram fogo no litoral de Pernambuco. O advogado foi eleito para ser o próximo presidente da União Brasil e vinha relatando ameaças que teriam sido feitas por Bivar contra a família dele. Por isso, uma ala do partido acusa o atual presidente pelo incêndio, que está sendo investigado. Bivar disse que a suspeita de envolvimento dele é "pura ilação".

A crise atual na União Brasil é mais um capítulo das brigas que marcam a legenda desde que ela foi criada, em 2021. O partido, que tem uma das maiores bancadas do Congresso, é fruto de uma fusão entre o DEM e o PSL —sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2018.

O episódio desta quinta (14) do podcast Café da Manhã explica a escalada da crise, discute a força política do partido e analisa como o racha atual pode impactar os planos da legenda. O programa ouve Julia Chaib, repórter da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
Magê Flores , Gabriela Mayer , Laila Mouallem , Carolina Moraes , Thomé Granemann e Daniel E. de Castro
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.