Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

Puxado por Bolsonaro, PSL quadruplica deputados em Assembleias do país

Número de mulheres eleitas saltou 37%, mas ainda não alcança 20% dos assentos nos estados

Flávia Faria
São Paulo

Puxado pelo desempenho de Jair Bolsonaro na campanha à Presidência, o PSL viu quase quadruplicar o número de deputados eleitos nas Assembleias Legislativas estaduais. Neste ano, elegeu 96 deputados, 60 a mais que em 2014, quando conquistou 16 assentos.

O estado onde o partido mais cresceu foi São Paulo. Em 2019, terá a maior bancada da Alesp, com 15 deputados. Entre eles está Janaina Paschoal, que angariou um recorde de 2 milhões de votos. Em 2014, apenas um candidato do partido conseguiu se eleger.

O PSL também teve crescimento expressivo em Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em todos eles, Bolsonaro teve mais votos que Fernando Haddad (PT). Ambos disputarão o segundo turno para presidente.

No Rio de Janeiro, o PSL saiu de dois deputados eleitos em 2014 para 13. A votação indica o desgaste do MDB, partido do atual governador, Luiz Fernando Pezão, e do ex-governador e condenado por corrupção Sérgio Cabral. O Rio passa por grave crise financeira e está sob intervenção federal na segurança pública desde fevereiro.

Em 2014, o MDB conquistou a maior bancada da Alerj, com 15 assentos. Agora, elegeu apenas cinco.

No total de cadeiras nas assembleias do país, o partido perdeu 49. Ainda assim, é a legenda com mais deputados estaduais: dentre os 1.059, tem 93, cerca de 9%.

Também é notável a perda de terreno do PT, que viu 24 cadeiras irem embora. Em relação à eleição passada, a sigla perdeu a liderança nas assembleias do Acre e do Distrito Federal.

No estado do Norte, Gladson Cameli (PP) desbancou 20 anos de governo petista e ganhou a eleição para governador no primeiro turno.

O PT ainda é líder na Bahia, com 10 deputados (um a menos que em 2014). Lá, Rui Costa, reeleito com 75% dos votos, deve governar com facilidade: sua coligação conta com 60% dos assentos da Alba.

A legenda também tem a maior bancada em Minas Gerais, com 10 deputados. Fernando Pimentel (PT), contudo, teve apenas 23,2% dos votos e a disputa no segundo turno para o governo ficará entre Novo e PSDB.

Já no Rio Grande do Sul os petistas perderam três cadeiras e agora dividem a liderança com o MDB (têm oito deputados cada).

O mesmo se pode dizer do PSDB, que perdeu 24 deputados, 14 deles só em São Paulo. Por outro lado, elegeu cinco no Rio Grande do Norte, onde não tinha nenhum em 2014.

Curiosamente, o segundo turno no estado será disputado por candidatos de oposição à sigla: Fatima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT).

Quanto às mulheres eleitas, houve aumento de 37% —eram 119, agora são 163. É o maior número já registrado. Proporcionalmente, são 15,4% das cadeiras nas assembleias. 

O estado com maior representatividade feminina é o Amapá, onde elas ocupam um terço dos assentos. Já em Mato Grosso do Sul não houve nenhuma mulher eleita.

Quantitativamente, quem está a frente é São Paulo, com 18 eleitas (19% da Alesp). Em relação ao ano passado, são oito a mais.

Como mostrou a Folha, na média, as candidaturas de mulheres ficaram em torno de 30%, o mínimo exigido por lei.

Em relação à renovação dos assentos, Piauí teve a menor taxa (só 23% das vagas serão ocupadas por novos deputados). A maior foi no Distrito Federal —75%. A média do Brasil foi de 49,5%.

 
Números das eleições para as Assembleias Legislativas
  • 33% é a proporção de mulheres eleitas no AP, a maior do Brasil. Em segundo lugar ficam RR e SE (25% cada)
  • 0 mulheres foram eleitas em MS, e MT terá só 4% dos assentos ocupados por elas, a 2ª menor taxa 
  • 163 mulheres foram eleitas no país. Isso equivale a 15,4% das 1.059 vagas 
  • 49,5% é a taxa média de renovação (vagas ocupadas por novos deputados) nesta eleição. Em 2014, foi de 48,9% 
  • 23% é a taxa de renovação no Piauí, a menor do país. A maior é no DF: 70%
  • 80% das vagas da Assembleia do Piauí foram conquistadas pela coligação do governador reeleito Wellignton Dias (PT). É o maior percentual do país
 

Colaborou Daniel Mariani

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.