Descrição de chapéu Eleições 2018

Em 1 ano, país teve ao menos 41 casos de agressão à livre expressão de ideias

Levantamento realizado pela Folha aponta episódios, incluindo casos de censura e autocensura, em todas as regiões

Rogério Gentile
São Paulo

Levantamento feito pela Folha revela que ocorreram no país, desde setembro de 2017, ao menos 41 agressões à liberdade de expressão, incluindo casos de censura e de autocensura. 

Houve episódios em todas as regiões do Brasil. A maioria teve origem em decisões judiciais, mas existiram também situações decorrentes de iniciativas de policiais, promotores e prefeitos, bem como de instituições privadas.

Estudantes da Universidade Federal Fluminense exibem bandeira contra o fascismo, que foi barrada pela Justiça
Estudantes da Universidade Federal Fluminense exibem bandeira contra o fascismo, que foi barrada pela Justiça - Mauro Pimentel - 26.out.18/AFP

Um dos casos mais simbólicos de restrição à livre manifestação do pensamento foi uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral que proibiu a veiculação de críticas do então candidato presidencial Jair Bolsonaro (PSL) ao próprio TSE.

Por 6 votos a 1, os ministros do tribunal ordenaram a retirada de 55 links da internet de um vídeo no qual Bolsonaro fazia ataques à confiabilidade das urnas eletrônicas do país.

Na ocasião, a presidente do TSE, Rosa Weber, afirmou que críticas são legítimas em um Estado democrático de Direito, mas que há limites. “Críticas que buscam fragilizar a Justiça Eleitoral e, sobretudo, que buscam retirar-lhe a credibilidade junto à população vão encontrar limites.”

Voz dissonante, o ministro Carlos Horbach considerou que “os comentários questionados, por mais incisivos e provocativos que sejam, podem ser considerados como abrigados no âmbito da liberdade de expressão”. 

Durante a campanha presidencial, a Justiça proibiu também a exibição de uma propaganda, no horário eleitoral do candidato Fernando Haddad (PT), que reproduzia uma entrevista de 1999 na qual o hoje presidente defendia a prática da tortura.

Na decisão, o ministro Luís Felipe Salomão (TSE) também falou em “limites”. Para o ministro, a peça tinha potencial para “criar artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.

De acordo com Cristina Costa, coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, censura ocorre quando uma autoridade, pública ou privada, exorbita em seu poder e decide o que pode chegar ao público. “Como se as pessoas não pudessem refletir por conta própria.”

Segundo a professora, há no país uma cultura censória, proveniente do período colonial. “Antes mesmo de termos universidades, editoras e imprensa, já havia censura”, afirma Costa. “No começo do século 20 era proibido tocar violão em certos lugares públicos”, diz.

A cultura foi justamente um dos principais alvos dos atentados à liberdade de expressão, segundo o estudo feito pela Folha. Apenas em São Paulo, uma peça de teatro foi proibida, um documentário deixou de ser exibido e jovens foram impedidos de entrar em uma exposição, mesmo acompanhados dos pais.

Nem mesmo o consagrado Cândido Portinari escapou da sanha censória. No ano passado, o Santander Cultural cancelou em Porto Alegre (RS) a exposição “Queermuseu”, com 270 obras de arte, incluindo um trabalho do pintor nascido em Brodowski (SP). A mostra abordava a temática sexual e sofreu uma avalanche de protestos na internet.

Também por pressão, no mês passado, o Colégio Santo Agostinho, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, suspendeu a adoção do livro “Meninos Sem Pátria”, de Luiz Puntel, que retrata a vida de uma família exilada durante a ditadura.

“Nestes tempos atuais de revisionismo, os pais acusaram o livro de ser uma doutrinação comunista”, afirma o escritor. “Mas é necessário dizer a eles que a ditadura militar ocorreu mesmo no país”, diz.

O livro foi lançado na coleção infanto-juvenil Vaga-Lume nos anos 1980, no período final do regime militar. “Naquela época, por sinal, não houve nenhum tipo de restrição”, afirma o escritor.

Outro episódio ocorreu no Carnaval deste ano, quando a escola Paraíso de Tuiuti, no desfile dos campeões no Rio, retirou a faixa presidencial de um destaque que representava o presidente Michel Temer como vampiro. O Palácio do Planalto negou ter feito gestões nesse sentido.

No período eleitoral, a Folha foi proibida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, de entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão, a despeito do fato de essa ser uma situação nada incomum.

Em 2015, por exemplo, com aval judicial, o apresentador Gugu Liberato entrevistou Suzane Richthofen, condenada pelo assassinato dos pais, no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo. Para Fux, a divulgação da entrevista com Lula “poderia causar elevado risco de desinformação”.

Na semana passada, uma série de ações foram realizadas em universidades pela Justiça Eleitoral, causando indignação em entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

Fiscais entraram em classes para averiguar o teor ideológico de uma aula, faixas, adesivos e até mesmo manifestos em defesa da democracia foram confiscados pela Justiça Eleitoral em vários estados.

O Supremo Tribunal Federal reagiu, suspendendo por unanimidade as decisões. “A liberdade de expressão está sob ameaça, mas nunca pode cair em desuso”, afirma o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto. 

“É um fator estruturante da sociedade democrática, mais importante até que as eleições periódicas”, declara.

Segundo ele, a liberdade de expressão não é um salvo-conduto para práticas de crimes, mas não se pode jamais proibir o debate político. 

“A homogenia de pensamento é como criar um filho numa bolha, sem contato com bactérias que estimulam a produção de anticorpos”, afirma. 

“Uma hora ele pegará uma doença que lhe fará muito mal”, avalia. “O ambiente de discussão é o que forma as concepções do cidadão.” 

 

“Antes mesmo de termos universidades, editoras e imprensa, já havia censura no Brasil"

Cristina Costa
coord. do Observatório de Liberdade de Expressão 
e Censura da USP

“A liberdade de expressão está sob ameaça, mas nunca pode cair em desuso...É um fator estruturante da sociedade democrática, mais importante até que as eleições periódicas"

Floriano de Azevedo Marques Neto
diretor da Faculdade de Direito da USP

 

ataques à liberdade de expressão

Santander Cultural cancela exposição “Queermuseu”, com temática sexual, após protestos - Setembro de 2017 - Porto Alegre (RS)

Delegado apreende quadro de exposição “Cadafalso”, no Museu de Arte Contemporânea - Setembro de 2017 - Campo Grande (MS) 

Juiz proíbe peça de teatro “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, estrelada por atriz transexual - Setembro de 2017 - Jundiaí (SP)

Flamengo impede jornalista de O Globo e Extra de fazer pergunta a técnico durante coletiva após publicação de reportagem crítica - Setembro de 2017 - Rio de Janeiro (RJ)

Juíza censura reportagens do site de notícias 180 graus sobre empresário - Setembro de 2017 - Teresina (PI)

Instagram retira do ar capa do disco “Joia”, de Caetano Veloso, postada pela escritora Fernanda Young - Setembro de 2017 

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, veta exposição “Queermuseu” no Museu de Arte do Rio - Outubro de 2017 - Rio de Janeiro (RJ)

Masp proíbe entrada de menores de 18 anos em exposição intitulada “História da Sexualidade”, mesmo acompanhados dos pais - Outubro de 2017- São Paulo (SP)

No desfile das campeãs do Carnaval, escola Paraíso de Tuiuti retira faixa presidencial de destaque que representava Michel Temer como vampiro - Fevereiro de 2018 - Rio de Janeiro (RJ)

Temer vira vampiro em desfile da escola Paraíso do Tuiuti; faixa presidencial depois foi retirada
Temer vira vampiro em desfile da escola Paraíso do Tuiuti; faixa presidencial depois foi retirada - Mauro Pimentel - 12.fev.18/AFP

Justiça proíbe João Doria de usar o slogan “Acelera SP” ou de reproduzir o símbolo gestualmente - Março de 2018 - São Paulo

Seguranças removem faixas e bandeiras que homenageavam a vereadora Marielle Franco em partida de futebol - Março de 2018 - Minas Gerais

Tribunal Regional Eleitoral cassa registro de candidato a vereador em Campos do Jordão, pois pastor pediu voto ao candidato fora do templo religioso - Abril de 2018 - São Paulo (SP)

Fiscais do TRE recolhem bandeira do PT em evento intitulado “Festival Lula Livre”, no centro do Rio, alegando campanha antecipada - Julho de 2018 - Rio de Janeiro 

Governo de Pernambuco retira de festival peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, estrelada por atriz transexual - Julho de 2018 - Garanhuns (PE)

Reitor é denunciado criminalmente por não ter coibido protesto contra a Polícia Federal - Agosto de 2018 - Santa Catarina

Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva ameaça processar jogador Felipe Melo após ele declarar apoio a Bolsonaro - Setembro de 2018 -  São Paulo

Ministro do STF proíbe Folha de entrevistar Lula e determina censura prévia - Setembro de 2018 - Brasília (DF)

Tribunal Regional Federal proíbe entrevista de agressor de Bolsonaro - Setembro de 2018 - São Paulo (SP)

Justiça Eleitoral proíbe campanha política no feriado da Independência do Brasil em quatro municípios alegando que as atenções devem estar voltadas para lembranças dos eventos históricos do Brasil - Setembro de 2018 - Paraíba 

Justiça Eleitoral proíbe candidato de usar a expressão “Turma do Temer” ao se referir ao adversário - Setembro de 2018 - Pernambuco

Sindicato de professores é proibido pela Justiça eleitoral de distribuir panfletos com críticas ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, em escolas públicas - Setembro de 2018 - Rio Grande do Sul

Prefeitura de Ribeirão Preto anuncia suspensão da exibição do documentário “Primavera das Mulheres”, que discute temas como feminismo, gênero e diversidade - Setembro de 2017 - Ribeirão Preto (SP)

Após protestos de pais, Colégio Santo Agostinho suspende adoção do romance “Meninos sem Pátria”, que conta a história de um jornalista perseguido pela ditadura militar - Outubro de 2018 - Rio de Janeiro

Justiça Eleitoral ordena a retirada de uma bandeira com a frase “Direito UFF- Antifascista” da fachada da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense - Outubro de 2018 - Rio de Janeiro

TSE manda excluir links em que Bolsonaro questiona urna eletrônica - Outubro de 2018 - Brasília (DF)

Justiça Eleitoral manda apreender panfletos intitulados “manifesto em defesa da democracia e da universidade pública” na Universidade Federal de Campina Grande - Outubro de 2018 - Campina Grande (PB)

Justiça Eleitoral ordena busca e apreensão de panfletos na Universidade Estadual da Paraíba - Outubro de 2018 - Campina Grande (PB)

PMs ordenam a retirada de três bandeiras —uma em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em março—, e outras duas com os dizeres “Direito UERJ Antifascista” e “Ditadura nunca mais. Luiz Paulo vive” (homenagem a morto na ditadura) - Outubro de 2018 - Rio de Janeiro (RJ)

Justiça eleitoral veta evento chamado “Contra o fascismo. Pela Democracia”, que teria a presença de Guilherme Boulos (PSOL), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Outubro de 2018 - Porto Alegre (RS)

Justiça Eleitoral proíbe propaganda de TV que reproduz vídeo no qual Bolsonaro diz ser favorável à tortura - Outubro de 2018 - Brasília (DF)

Justiça Eleitoral ordena retirada de faixa com os dizeres “Antifa” e “Icex pela democracia # elenão” no Icex (Instituto de Ciências Exatas) da Universidade da Federal de Minas Gerais - Outubro de 2018 - Belo Horizonte (MG)

TRE-RJ apreende 30 mil exemplares do jornal Brasil de Fato que estavam no Sindicato dos Petroleiros, alegando “clara tendência de propaganda eleitoral favorável ao candidato Fernando Haddad” - Outubro de 2018 - Macaé (RJ)

Justiça Eleitoral ordena retirada de faixa com a inscrição “Direito Ufersa não vota em fascista”, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Outubro de 2018 - Mossoró (RN)

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ordena retirada de faixas, adesivos e pinturas com propaganda eleitoral na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira  - Outubro de 2018 - Acarape (CE) 

Policiais Militares entram armados na Universidade Estadual do Pará para averiguar o teor ideológico de uma aula e ameaçam de prisão um professor que fizera menção à produção de fake news - Outubro de 2018 - Igaraté-Açú (PA)

Justiça eleitoral proíbe a realização de aula pública com o tema “esmagar o fascismo”, promovida pelo diretório acadêmico, na Universidade Federal da Grande Dourados - Outubro de 2018 - Dourados (MS)

Justiça Eleitoral suspende o evento “Assembleia Geral Extraordinária contra o fascismo”, organizado por estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul - Outubro de 2018 - Erechim (RS) 

Fiscais da Justiça Eleitoral ameaçam prender estudantes para evitar que, durante assembleia na Universidade Federal Fluminense, houvesse menção a nome ou número de candidatos - Outubro de 2018 - Macaé (RJ)

Justiça Eleitoral determina a retirada de nota da reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei contra o discursos de ódio “de um dos candidatos” - Outubro de 2018 - São João del-Rei (MG)

Polícia Militar retira faixa com propaganda eleitoral colocada do lado externo de uma portaria da Universidade Federal de Uberlândia - Outubro de 2018 - Uberlândia (MG)

Assessoria de Bolsonaro impede Folha e outros veículos de participarem de entrevista coletiva do presidente eleito - Novembro de 2018 - Rio de Janeiro (RJ)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.