Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

'Dei carta branca para ministros, mas com poder de veto', diz Bolsonaro

Presidente vetou Ilona Szabó para conselho de Política Criminal e Penitenciária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro admitiu pela primeira vez ter vetado o nome da especialista em segurança pública Ilona Szabó de Carvalho para ser membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

Em café com jornalistas nesta quarta-feira (13), para o qual a Folha foi convidada, o presidente disse que pediu ao ministro Sergio Moro (Justiça) para revogar a nomeação. O recuo de Moro foi anunciado no dia 28 de fevereiro após repercussão negativa entre bolsonaristas.

"Dei carta branca para os ministros, mas tenho poder de veto, isso foi acertado", disse Bolsonaro. Segundo ele, Ilona "não somaria nada" ao governo. 

O presidente disse que Moro tentou convencê-lo da necessidade de ter um outro lado, alguém que discordasse de suas posições. "Ela só concorda com quem tem opinião dela", justificou o presidente.

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante café da manhã com jornalistas
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante café da manhã com jornalistas - Marcos Corrêa/PR

O episódio causou desconforto a Moro, nomeado ministro com o compromisso de carta branca do presidente.

A declaração de Bolsonaro diverge do discurso do de vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB). Na ocasião do episódio sobre Ilona, ele disse que o Brasil "perdeu" com o recuo.

"Eu acho que perde o Brasil. Perde o Brasil todas as vezes que você não pode sentar numa mesa com gente que diverge de você. O Brasil perde. Não é a figura A, B ou C. Perde o conjunto do nosso país e nós temos que mudar isso aí", disse o vice-presidente, também presente ao café com jornalistas nesta quarta (13) no Palácio do Planalto.

Ilona Szabó, especialista em segurança pública e colunista da Folha
Ilona Szabó, especialista em segurança pública e colunista da Folha - Bruno Santos/Folhapress

A escolha de Szabó para compor o órgão —um cargo voluntário e sem funções executivas no governo— foi acompanhada de uma campanha crítica de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais. Após a ordem de Bolsonaro, Moro teve de voltar atrás e até pedir desculpas a Szabó. 

Nas redes sociais, militantes passaram a atacar Moro ao apontar que as posições de Szabó são divergentes em relação ao governo em temas como armamento e política de drogas. Também criticaram o fato de que ela se posicionou contra a candidatura de Bolsonaro durante as eleições. 

A especialista é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas. Também já questionou em artigo pontos do pacote anticrime de Moro, ao considerar preocupantes, entre outras coisas, as medidas que tendem a ampliar o direito à legítima defesa.

As declarações do presidente foram dadas em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Além da Folha, participaram também do encontro Renata Lo Prete (TV Globo), Fernando Mitre (TV Bandeirantes), Mariana Godoy (Rede TV), Carlos Nascimento (SBT), Thiago Contrera (TV Record), Carlos di Franco (O Estado de S. Paulo), Fernando Rodrigues (Poder 360), Leonardo Cavalcanti (Correio Braziliense), Rufolgo Lago (Istoé), Paulo Enéias (Crítica Nacional) e Rui Fabiano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.