Datafolha: Confira nova pesquisa para Presidência e governos de SP, RJ e MG

Pesquisa será finalizada nesta quinta-feira (18), com entrevistados em todo o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma nova pesquisa Datafolha presidencial foi divulgada nesta quinta-feira (18).

A pesquisa mostra que Jair Bolsonaro (PL) avança, e a vantagem de Lula (PT) agora é de 15 pontos no 1º turno.

O Datafolha mostra também que 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 37% em Lula.

Após a divulgação da pesquisa, a diretora do Datafolha, Luciana Chong, e os colunistas Bruno Boghossian e Mônica Bergamo iniciaram uma live exclusiva para assinantes.

MONTAGEM (Da esq. p/ dir.): O ex-presidente Lula (PT), the Brazilian President Jair Bolsonaro e o ex-governador Ciro Gomes (PDT)
Lula, Bolsonaro e Ciro - Divulgação/Ricardo Stuckert, Adriano Machado/Reuters e Pedro Ladeira/Folhapress

O Datafolha também mostrou a intenção de voto para governador e avaliação dos atuais governadores de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de Minas, Romeu Zema (Novo).

Em São Paulo, Fernando Haddad lidera em SP com 38%, seguido por Tarcísio de Freitas (16%) e Rodrigo Garcia (11%). No Rio, Cláudio Castro (26%) e Marcelo Freixo (23%) lideram disputa. Em Minas, Romeu Zema tem 47%, seguido por Alexandre Kalil, com 23%.

Na pesquisa presidencial anterior, no final de julho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 18 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro e liderava a disputa presidencial com 47% das intenções de voto no primeiro turno, ante 29% do principal adversário. Ciro Gomes (PDT) marcou 8%.

Nos chamados votos válidos, Lula teve 52%. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um.

A votação será em 2 de outubro —o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

Para os governos estaduais, pesquisa Datafolha de 30 de junho mostrou Fernando Haddad (PT) com 34% das intenções de votos em São Paulo, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), ambos empatados com 13% —a margem de erro da pesquisa foi de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No Rio, a pesquisa divulgada em 1º de julho mostrou Castro com 23%, e Marcelo Freixo (PSB), com 22%, empatados tecnicamente no 1º turno. Em Minas, o Datafolha apontou Zema com 48% no 1º turno, contra 21% de Alexandre Kalil (PSD).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.