Descrição de chapéu Eleições 2022

Candidatos ao Governo do Rio erram sobre segurança e saúde em propaganda eleitoral

Principais concorrentes acertaram sobre crise política e redução de impostos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catiane Pereira Róbson Martins
Rio de Janeiro | Agência Lupa

Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro falaram sobre realizações passadas e temas como saúde, economia, alimentação e segurança pública nos primeiros programas do horário eleitoral.

Montagem com fotos dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT) - Fotos Divulgação

A Lupa checou algumas das frases ditas ou exibidas nas propagandas de Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT) e Paulo Ganime (NOVO) entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro.

Veja a seguir o resultado:

Cláudio Castro (PL)

[Cláudio Castro] abaixou os impostos do arroz, do feijão, do gás, da gasolina

Propaganda eleitoral de Cláudio Castro (PL)

governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição

VERDADEIRO

A Lei nº 9.391/21 determinou isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre a venda de arroz e feijão dentro do estado do Rio de Janeiro.

No dia 1º de julho de 2022, o governador do Rio de Janeiro anunciou a redução do ICMS sobre os preços dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. A medida sucedeu a determinação da lei federal sancionada em junho.

Na última sexta-feira (9), Cláudio Castro anunciou a assinatura do decreto que reduz a alíquota do ICMS da gasolina no estado dos atuais 32% para 18%. A medida foi publicada numa edição extra do Diário Oficial do Estado no mesmo dia.


O cara [Cláudio Castro] que melhorou todos os índices de segurança pública no estado

Propaganda eleitoral de Cláudio Castro (PL)

governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição

FALSO

De acordo com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), não houve melhora em todos os indicadores criminais durante o mandato de Cláudio Castro, que assumiu o governo do Rio em agosto de 2020.

A Lupa analisou 15 tipos de ocorrências registradas no estado do Rio no primeiro semestre de 2020 e no mesmo período deste ano. Oito deles tiveram queda no número de casos: homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado, roubo de aparelho celular, roubo a estabelecimento comercial e morte de policiais militares em serviço.

Contudo, outros crimes se tornaram mais comuns no mesmo período. Entre eles: ameaça, lesão corporal dolosa, estupro, estelionato, furto de veículos, furto a transeunte e roubo à residência.

Procurada pela Lupa, a assessoria de imprensa de Cláudio Castro não respondeu.


Marcelo Freixo (PSB)

O Rio vive uma crise política muito profunda. Cinco governadores [foram] presos

Propaganda eleitoral de Marcelo Freixo (PSB)

candidato a governador do Rio de Janeiro

VERDADEIRO

Cinco ex-governadores do Rio de Janeiro foram presos nos últimos sete anos. Condenado em 24 processos criminais, Sérgio Cabral é o único ex-chefe do Executivo fluminense que ainda está na cadeia. Ele está preso desde novembro de 2016 e cumpre penas que somam 425 anos e 20 dias.

Luiz Fernando Pezão foi o primeiro governador do estado a ser detido no exercício do mandato, em 2018, mas atualmente cumpre prisão domiciliar.

Anthony Garotinho foi preso cinco vezes desde 2016 e condenado ao menos duas vezes em segunda instância. Sua esposa e ex-governadora, Rosinha Matheus, acumula três prisões.

Por fim, Moreira Franco, que governou o Rio entre 1987 e 1991, foi preso em 2019 por suposto envolvimento em esquema bilionário de pagamento de propina. Contudo, a denúncia foi arquivada em fevereiro deste ano.


Tinha que estar contratando médico para eu não ficar quatro anos na fila do Sisreg [Sistema de Regulação]

Marcelo Freixo (PSB)

candidato a governador do Rio de Janeiro, em programa do horário eleitoral transmitido no dia 9 de setembro de 2022

FALSO

Atualmente, a fila do Sisreg não está em quatro anos. O tempo médio de espera para a realização de exames está em 35 dias, enquanto o tempo para a realização de consultas está em 55. A espera varia de acordo com o procedimento: para 36 dos 427 procedimentos listados, não há fila. Para consultas oftalmológicas com especialidade em pálpebra, o tempo médio é de 1.106 dias, pouco mais de três anos — o maior entre todas as especialidades.

Procurada pela Lupa, a assessoria de imprensa de Marcelo Freixo informou, em nota enviada por e-mail, que a declaração se baseou em depoimentos de pessoas que estavam na fila do Sisreg e deram entrevistas em reportagens na TV.


Rodrigo Neves (PDT)

Nós fizemos a cidade [de Niterói] ter a melhor qualidade de vida do estado e a sexta do Brasil

Propaganda eleitoral de Rodrigo Neves (PDT)

candidato a governador do Rio de Janeiro

INSUSTENTÁVEL

O Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil aponta o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Niterói como o melhor do estado do Rio de Janeiro e o sexto melhor do país. Porém, o levantamento usa dados do último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010. Neves tomou posse como prefeito de Niterói pela primeira vez em 2013.

Procurada pela Lupa, a assessoria de imprensa de Neves informou, em nota enviada por e-mail, que o documento DGM (Desafios da Gestão Municipal 2021) confirma que Niterói é a cidade número um em qualidade de vida no estado do Rio de Janeiro. O ranking citado, contudo, coloca Niterói na 39ª posição entre os municípios brasileiros, e lista apenas nove cidades fluminenses que estão entre as 100 maiores do país, e não todos os 92 municípios do estado.


[Rodrigo Neves] garantiu uma renda básica municipal de R$ 500 por mês para as famílias mais pobres

Propaganda eleitoral de Rodrigo Neves (PDT)

candidato a governador do Rio de Janeiro

VERDADEIRO

Por meio do programa Renda Básica Temporária, a Prefeitura de Niterói começou a pagar em abril de 2020 um auxílio no valor de R$ 500 mensais às famílias inscritas no CadÚnico, consideradas em situação de vulnerabilidade social. Também foram contempladas famílias de alunos da rede municipal de ensino que não estavam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Em dezembro de 2021, já no governo de Axel Grael (PDT), o benefício foi substituído pela Moeda Social Arariboia, um programa de transferência de renda permanente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói (SMASES).


Paulo Ganime (Novo)

[Paulo Ganime] aprovou o projeto de telemedicina

Popaganda eleitoral de Paulo Ganime (Novo)

candidato a governador do Rio de Janeiro

VERDADEIRO, MAS

No dia 27 de abril deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1998/2020, que tem como coautor o deputado federal Paulo Ganime. O PL autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional. A proposta, no entanto, ainda aguarda análise pelo Senado.


[Paulo Ganime] aprovou o marco geral das startups

Propaganda eleitoral de Paulo Ganime (Novo)

candidato a governador do Rio de Janeiro

VERDADEIRO

Paulo Ganime é coautor do Marco Legal das Startups, que prevê incentivos a empresas que atuam na inovação aplicada a produtos, serviços ou modelos de negócios. Em 1º de junho de 2021, o Marco Legal das Startups foi sancionado e entrou em vigor, na forma da Lei Complementar nº 182/2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.