Datafolha: Reprovação de Bolsonaro vai de 42% para 44%; aprovação é de 30%

Avaliação positiva teve melhora em meses anteriores, mas estagnou, aponta instituto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Faltando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno, a avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro está em 30%, de acordo com o Datafolha. Para outros 44%, sua gestão é ruim ou péssima.

Na pesquisa anterior sobre o tema, o placar estava em 42% a 31%.

0
O presidente Jair Bolsonaro, durante solenidade no Superior Tribunal de Justiça - Pedro Ladeira - 25.ago.22/Folhapress

O volume dos que acham a gestão regular era de 25% e se manteve nessa taxa na mais recente pesquisa do instituto, feita de terça-feira (13) a esta quinta-feira (15). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha ouviu 5.926 eleitores em 300 municípios de todo o Brasil.

A avaliação positiva do presidente vinha em uma alta gradual nos últimos meses, mas estagnou no levantamento divulgado na semana passada. Em maio, o presidente tinha 25% de ótimo ou bom e, em julho, 28%. A oscilação agora está dentro da margem de erro.

A estagnação da avaliação positiva ocorre mesmo diante da maior exposição do presidente na campanha eleitoral, na qual sua propaganda tenta exaltar medidas do governo e aplacar a rejeição de segmentos historicamente refratários à candidatura dele, como o feminino.

Nos últimos dias, por exemplo, o espaço do presidente no horário eleitoral tem divulgado iniciativas, como a entrega de títulos de terras para mulheres. Também tenta colocá-lo como criador do Pix, embora o sistema já estivesse em desenvolvimento no Banco Central antes de seu mandato.

Entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil, ou que moram com alguém que recebe, a avaliação do presidente está próxima dos patamares aferidos no total da população. O benefício social, reajustado às vésperas da campanha, era uma das principais apostas dos governistas para a eleição.

O auge da rejeição ao trabalho do presidente ocorreu de setembro a dezembro de 2021, quando a taxa de ruim/péssimo chegou a 53%.

Os outros três presidentes que tentaram a reeleição —Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff— tinham avaliação mais positiva a essas altura do mandato. Os três conseguiram se reeleger.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-04099/2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.