Descrição de chapéu Eleições 2022

Solidariedade e Pros anunciam que pretendem se fundir

Partidos, que integram coligação de Lula, preparam união com objetivo de superar a cláusula de barreira e não perder verbas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Solidariedade e Pros, 2 dos 10 partidos que integram a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciaram nesta sexta-feira (7) que pretende se fundir, primeira consequência concreta da cláusula de barreira aplicada nas eleições de 2022.

A regra corta verba e espaço na propaganda de legendas que não tiverem um desempenho mínimo nas urnas, o que força a fusão ou incorporação entre elas com o objetivo de cumprir os requisitos.

O presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva - Mathilde Missioneiro-29.ago.22/Folhapress

"No mesmo dia, 24 de setembro de 2013, nasceram as duas agremiações que se unem para ofertar ao país um projeto partidário democrático que vislumbra, como instrumento político, melhorar a vida das pessoas", diz nota conjunta assinada pelos presidentes do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, e do Pros, Eurípedes Jr.

Quinze dos 32 partidos existentes não conseguiram superar, nessas eleições, a cláusula de barreira —Novo, PTB, Solidariedade, Pros, PSC, Patriota, Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.

Esses 15 partidos não conseguiram superar o piso eleitoral de ao menos 2% dos votos válidos nacionais para a Câmara dos Deputados, ou a eleição de 11 ou mais deputados federais.

Unidos, Solidariedade e Pros têm 8 deputados federais eleitos, mas conseguem superar a cláusula no número de votos válidos nacionais, 2,59%.

Em 2018, 14 siglas não superaram a cláusula de barreira. Patriota, Podemos e PC do B incorporaram siglas menores, na ocasião, para atingir o índice e não perder as verbas e o espaço na propaganda.

As eleições deste ano ofereceram aos partidos a oportunidade de se unir em federações como um caminho para conseguirem superar a cláusula de barreira. Três foram formadas: PT se uniu ao PV e ao PC do B, o PSDB se juntou ao Cidadania e a Rede, ao PSOL.

Isso permitiu que Cidadania, PC do B, PV e Rede mantivessem o acesso aos fundos eleitorais e partidários, o que não ocorreria se tivessem ido à disputa de forma isolada. PSOL, PT e PSDB escapariam da cláusula de barreira mesmo sem a federação.

Para 2026, a cláusula, que também é chamada de clausula de desempenho, subirá para 2,5% dos votos válidos em todo o país, com um mínimo de 1,5% em pelo menos nove estados ou 13 deputados distribuídos por nove unidades da federação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.