Descrição de chapéu Folhajus jornalismo mídia

Justiça reverte condenação de jornalista que chamou assessor de Bolsonaro de supremacista

Barbara Gancia publicou tuíte após Filipe Martins fazer gesto considerado racista em sessão do Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decidiu, em segunda instância, reverter a condenação da jornalista Barbara Gancia por uma publicação, em suas redes sociais, na qual chamou o ex-assessor internacional da Presidência Filipe Martins de supremacista após um gesto por ele feito em sessão no Senado.

A jornalista escreveu no Twitter em 2021 que "nenhuma sociedade minimamente civilizada permitiria a um supremacista metido a engomadinho, discípulo de astrólogo charlatão fazer parte do círculo íntimo do presidente da República e interferir em políticas de Estado", dizendo ainda que todos estariam presos em outros países.

Filipe Martins foi flagrado gesticulando às costas de Rodrigo Pacheco
O ex-assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins, foi flagrado gesticulando às costas de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) um gesto considerado racista - Reprodução - 2.ago.22/Senado Federal

O juiz Danilo Fadel de Castro, que proferiu a decisão inicial, havia determinado a exclusão do conteúdo sob pena de multa diária no valor de R$ 250 e também o pagamento de R$ 10 mil de indenização por danos morais. Para ele, a publicação foi exagerada e violou os direitos de personalidade do ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já o desembargador Enio Zuliani, relator do recurso pedido por Gancia, afirmou que a retirada do conteúdo poderia constranger a atuação profissional de Gancia como jornalista.

"A recorrente se qualifica como jornalista e, como profissional da imprensa, analisa o cotidiano e explora, com sua opinião, os acontecimentos marcantes e que ganham notoriedade midiática, pelo que é normal que tenha publicado o seu ponto de vista sobre o gesto que o autor teria cometido e que foi interpretado como sendo recado dos supremacistas brancos", disse Enio Zuliani.

Ele concluiu: "Manter a indenização e a derrubada do texto é, de forma sublinear, restringir a atuação da recorrente, como se fosse uma censura disfarçada". A decisão é do último dia 16.

Procurado pela Folha por mensagem e por telefone, o ex-assessor Filipe Martins não respondeu à reportagem.

A jornalista afirmou que obteve vitórias em outras ações judiciais interpeladas por aliados do ex-presidente Bolsonaro e disse estar feliz pelo resultado em seu favor.

"Pode levar mais um tempo, mas a verdade já está prevalecendo. A imprensa demorou um pouquinho para reagir a esses métodos não ortodoxos do bolsonarismo", disse.

O texto publicado nas redes sociais se referia a um gesto feito por Martins durante sessão, em março de 2021, às costas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enquanto o parlamentar conduzia uma audiência.

À época, Martins afirmou em suas redes sociais estar ajeitando a lapela do terno, negando ter feito um gesto racista.

Os três dedos esticados simbolizam a letra W, que seria uma referência à palavra em inglês "white" (branco). O círculo formado representa a letra P, para a palavra "power" (poder). Ou seja, o símbolo é apontado como um símbolo do "poder branco".

Pesquisadores de simbologias da extrema direita dizem que o gesto é utilizado como uma mensagem codificada com o intuito de que membros de grupos racistas possam identificar uns aos outros.

O então assessor foi denunciado em junho daquele ano pela Procuradoria da República no Distrito Federal sob a acusação de crime de racismo, mas posteriormente a 12ª Vara Federal de Brasília o absolveu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.