Descrição de chapéu Folha Informações

É vereador de Salvador que dança em vídeo viral, não ministro da Educação

Político fazia performance em evento para educadores com o objetivo de transmitir conhecimento de forma lúdica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vídeos nas redes sociais mentem ao dizer ser o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), dançando em palco de evento —os posts, em tom depreciativo, sugerem que um ministro não poderia fazer isso em público. A partir das imagens é fácil reconhecer não se tratar de Santana, que não tem cabelos totalmente brancos, como o homem da gravação.

Quem aparece dançando, como verificado pelo Projeto Comprova, é Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador que publicou as imagens em seu perfil no Instagram em 25 de março e cujo post viralizou antes de ser usado para depreciar o ministro Santana, como mostrou o Correio Braziliense em reportagem de 6 de abril. No post, Carballal conta ter participado de uma palestra para educadores na Uneb (Universidade do Estado da Bahia) dentro do projeto Mais Infância, que tem o objetivo de ampliar a capacitação de educadores —ele é professor de História, como mostra sua descrição no Instagram.

À reportagem, sua assessoria de imprensa informou que a dança faz parte da iniciativa História Cantada, que usa a dança e o canto "para transmitir o conhecimento de forma lúdica".

Ao programa Bahia Notícias no Ar, o vereador afirmou ter se reunido com o jurídico para discutir quais providências irá tomar contra quem o atacou.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance

O Comprova investiga conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 11 de abril, o post no TikTok acumulava 943,5 mil visualizações, 42,6 mil compartilhamentos, 26,1 mil curtidas e 9,5 mil comentários.

Como verificamos

Logo ao assistir ao vídeo usado nas peças de desinformação foi possível concluir não se tratar de Camilo Santana por causa das características físicas do homem que aparece dançando. Mas a reportagem ainda precisava descobrir quem aparecia na gravação. Um dos posts verificados mostra o vídeo com chamadas de texto na parte inferior típicas de canais televisivos. Nelas, é possível ler "dancinha" e "evento para capacitação". A pesquisa por esses termos no Google resultou em publicação do site Brado Jornal, que afirmava se tratar do vereador Carballal.

O que diz o responsável pela publicação

O Comprova enviou uma mensagem privada ao perfil @ednocordeiro no TikTok. Não houve retorno até a publicação desta checagem.

O que podemos aprender com esta verificação

Um sinal que indica se tratar de uma peça de desinformação é a qualidade das imagens. Quando ela for baixa, como neste caso, desconfie. Desinformadores reduzem a qualidade para dificultar a identificação dos elementos do conteúdo, como aconteceu aqui. O vídeo original, postado no Instagram de Carballal, é muito mais definido. Outro indício claro quando analisamos o post no TikTok: há uma caixa de texto colocada sobre o rosto do vereador na maior parte do vídeo, mas, caso se tratasse mesmo do ministro, por que a tentativa de esconder seu rosto? A partir dessa pergunta o leitor já poderia desconfiar.

Um passo importante quando nos deparamos com conteúdos duvidosos é fazer buscas na internet. Mesmo quem não sabe como é o rosto de Camilo Santana poderia concluir rapidamente se tratar de um conteúdo falso após uma simples busca por fotos dele no Google.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Outras checagens sobre o tema

O mesmo conteúdo também foi checado por UOL Confere, AFP Checamos, Aos Fatos, Reuters Fact-Check e Boatos.org.

No fim de março, o Comprova checou outro vídeo de homens dançando e verificou também não serem ministros de Lula nas imagens.

A investigação desse conteúdo foi feita por Folha e Grupo Sinos e publicada em 11 de março pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por UOL, NSC, Estadão, Plural Curitiba, imirante.com.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.