Tarcísio recebe Moraes e dá a Rosa Weber medalha já entregue por Doria a Moro

Presidente do STF participa de almoço no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, recebeu nesta sexta-feira (28) a medalha da Ordem do Ipiranga no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Rosa esteve em um almoço com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O evento, fechado à imprensa, incluiu comitiva do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), secretários do governo, o presidente do TJ —Ricardo Anafe— , desembargadores e juízes, que formaram um grupo de cerca de 30 pessoas. O ministro do Supremo Alexandre de Moraes também se juntou aos convidados após o início do evento.

Rosa Weber recebeu a medalha da Ordem do Ipiranga no Palácio dos Bandeirantes em evento com Tarcísio de Freitas - Fellipe Sampaio/SCO/STF

Rosa, que também é presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), participou em São Paulo de uma agenda do Conselho, que iniciou projeto de mutirão carcerário em todo o país.

Depois do almoço, ela assinou um pacto nacional pelos direitos humanos, e São Paulo aderiu a um projeto de biometrização de presos.

Com o artista Eduardo Kobra, o governo do estado também formalizou projeto que prevê a pintura de um painel nos muros do Centro de Detenção Provisória 1 de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Rosa Weber, com governador Tarcísio de Freitas, Alexandre de Moraes e o artista Eduardo Kobra (de chapéu), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes - Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

Medalha da Ordem do Ipiranga

Em 2019, o então governador João Doria entregou a medalha da Ordem do Ipiranga a Sergio Moro, que era ministro da Justiça de Bolsonaro.

A homenagem já foi concedida a artistas, personalidades e políticos —inclusive alguns citados na Lava Jato, operação que Moro simbolizou quando era juiz.

Criada em 1969, a Ordem do Ipiranga é a principal honraria do Governo de São Paulo. No decreto que a instituiu, do governador Abreu Sodré, a previsão era que a distinção fosse conferida a cidadãos que tenham prestado "serviços de excepcional relevância" ao estado.

Com o passar dos anos, o critério foi alargado e passou a considerar possível premiar pessoas que tenham um histórico de contribuições não só a São Paulo, mas também ao Brasil.

Também receberam medalha o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Fernando Collor de Mello. A lista com todos os que receberam a comenda desde o início é extensa. Soma mais de 1.500 nomes, entre artistas, líderes de movimentos sociais, empresários e personalidades.

As atrizes Fernanda Montenegro, Regina Duarte e Irene Ravache são alguns dos exemplos de agraciados. Em 1981, o ator Paulo Autran (1922-2007) recusou a Ordem do Ipiranga em protesto contra a política cultural do então governador Paulo Maluf.

O mais comum é que a outorga seja feita de uma só vez a um grupo de homenageados —e não a uma única pessoa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.