Descrição de chapéu Eleições 2024

Bolsonaro pede Salles prefeito e indica ruptura com Nunes em SP; veja vídeo

Deputado federal que visa concorrer ao cargo publicou vídeo de entrevista do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou apoio ao deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) ao ser questionado sobre as eleições para prefeito de São Paulo.

O apoio de Bolsonaro nas eleições da capital paulista virou uma novela, ora com acenos a Ricardo Nunes (MDB), prefeito e que deve disputar a reeleição, ora com acenos a Salles.

A demonstração de apoio, o que indica uma ruptura nas negociações com o atual prefeito, aparece em vídeo publicado por Salles em suas redes sociais, no qual Bolsonaro é questionado sobre o assunto por um repórter da Jovem Pan.

Jair Bolsonaro durante viagem à Argentina
Jair Bolsonaro durante viagem à Argentina - Bunker Del Javier Milei

O jornalista cita discurso feito no fim de semana pelo senador Jorge Seif (PL-SC) —que criticou Nunes e afirmou que São Paulo votaria em Ricardo, mas Ricardo Salles.

"Muita gente gosta do Salles, eu também sou simpático a ele", disse, acrescentando que ele fez excelente trabalho como ministro do Meio Ambiente.

Bolsonaro afirmou que seria uma forma de recompensar o ex-ministro. "São Paulo merece realmente um nome de uma pessoa que vá fazer pelo município e não fazer por um partido", disse. Ao fim, Bolsonaro afirmou: "Salles prefeito".

Dias atrás, Bolsonaro afirmou que seu partido, o PL, tem enfrentado problemas para definir nomes para as eleições municipais de 2024 e que, por vezes, tem que "engolir" o candidato do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e vice-versa.

"Nós temos tido problemas. Vários nomes para disputar a prefeitura na mesma cidade. Isso não é fácil."

"Na medida do possível, eu me coloco no lugar dele [Valdemar], ele se coloca no meu lugar, e para nós podermos crescer temos que abrir mão. Então, por vezes, eu engulo o candidato do Valdemar, depois ele engole um candidato meu."

Um dos embates no PL para a definição do candidato em 2024 é na disputa para a Prefeitura de São Paulo. Valdemar tem defendido uma chapa com Nunes em troca da indicação do vice. Já Bolsonaro tem oscilado para avalizar esse apoio.

Nunes tem irritado Bolsonaro e aliados por ser dúbio quando questionado sobre o apoio. Essa dubiedade de Nunes tem a ver com a rejeição a Bolsonaro. O Datafolha mostra que 68% rejeitam um nome que seja apoiado pelo ex-presidente. Por outro lado, o prefeito quer evitar que o campo bolsonarista tenha um candidato próprio, o que minaria seus votos, por isso precisa de Bolsonaro em seu palanque.

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) durante entrevista à Folha em sua casa, nos Jardins, em São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

Em recente entrevista à Folha, quando voltou à corrida pela Prefeitura de São Paulo depois de anunciar ter desistido em junho, Salles disse que Guilherme Boulos (PSOL), de quem afirma discordar em tudo, é mais sincero que o prefeito Nunes, que não tem posicionamento e "vai para o lado que o vento sopra".

Salles afirmou na entrevista ser o candidato Bolsonaro e busca outra legenda enquanto vê seu partido firmar aliança com Nunes. Para ele, o ex-presidente foi "emboscado" ao se aproximar do prefeito.

Em setembro, após ser indagado a respeito de sua relação com o ex-presidente por uma aluna da Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado), Nunes disse "eu, do lado do Bolsonaro?". Ele também afirmou que não tem proximidade com Bolsonaro nem com o presidente Lula (PT).

Pesquisa Datafolha de agosto mostrou Boulos na liderança, com 32%, seguido de Nunes, com 24%, Tabata Amaral (PSB), com 11%, e Kim Kataguiri (União Brasil), com 8%. Na época, Salles não estava na disputa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.