Descrição de chapéu Folhajus ataque à democracia

Vídeo mostra operação da PF na casa de Bolsonaro em Angra dos Reis

Ex-presidente tem passado esse início de ano na Vila Histórica de Mambucaba, onde tem uma residência de praia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Polícias federais voltaram nesta quinta-feira (8) à casa de praia de Jair Bolsonaro (PL) na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), para cumprir mandados autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Veja vídeo da operação:

O ex-presidente também foi alvo da operação. Na casa dele em Mambucaba os policiais apreenderam o celular de um de seus assessores, Tercio Arnaud Tomaz.

Os agentes determinaram também que Bolsonaro entregasse o passaporte.

"Saí do governo há mais de um ano e sigo sofrendo uma perseguição implacável", diz Bolsonaro. "Me esqueçam, já tem outro governando o país", segue o ex-presidente.

De acordo com relatos, oito policias federais entraram na residência logo nas primeiras horas da manhã. Eles usavam carros descaracterizados, mas estavam com uniformes da PF.

No último dia 29, a casa de praia do ex-presidente já havia sido alvo de busca, dessa vez porque um dos seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), estava no local. Na ocasião, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra o vereador no caso da suspeita de que a gestão Bolsonaro tenha montado um sistema paralelo de arapongagem.

Bolsonaro tem ficado na vila desde o início de janeiro. Conforme a Folha mostrou, ele reformou a casa no final de 2023. Segundo ele, para usar o dinheiro que estava no banco por temor de que o recurso fosse bloqueado por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável pelas duas recentes decisões de busca da residência.

Policiais em frente ao portão da casa
Policiais federais em frente à casa de praia de Jair Bolsonaro (PL), na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ) - Arquivo pessoal

Bolsonaro já foi condenado pelo TSE por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral e é alvo de diferentes outras investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele está inelegível até 2030.

A PF cumpre mandados de busca e prisão contra ex-ministros de Bolsonaro e militares envolvidos na suposta tentativa de golpe para manter o ex-presidente no poder.

Entre os alvos das medidas desta quinta-feira estão os ex-ministros general Augusto Heleno, Braga Netto e Anderson Torres. Também são alvos outros militares.

Fachada da casa
Casa do ex-presidente Jair Bolsonaro na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ) - Ranier Bragon-3.fev.2024/Folhapress

Ao todo, a PF cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão em 10 estados e no Distrito Federal. Entre os presos está o ex-assessor de Bolsonaro, Marcelo Câmara. O militar já era investigado no caso da fraude ao cartão de vacinação do ex-presidente.

A ação foi batizada de Tempus Veritatis e investiga uma organização criminosa que, diz a PF, atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito "para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder."

As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do inquérito das milícias digitais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.