Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eleição em Florianópolis será decidida entre grupos políticos tradicionais

Se as pesquisas de intenção de voto se confirmarem neste domingo (2), a eleição para prefeito em Florianópolis (SC) será decidida em segundo turno entre Gean Loureiro (PMDB) e Angela Amin (PP).

Os dois fazem parte de grupos políticos que há décadas se alternam na prefeitura da capital catarinense e no governo do Estado.

Pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (30) mostrou Gean com 40% dos votos válidos, ante 27% da candidata do PP.

Em terceiro lugar aparece o professor da Universidade Federal de Santa Catarina Elson Pereira (PSOL), com 19%. "Somos alternativa aos mesmos que se revezam no poder", afirmou ele.

Gean nunca foi prefeito e despontou nas pesquisas ao apresentar-se como alguém que "acorda cedo e dorme tarde" e que "arregaça as mangas" por "não tem medo de trabalho duro".

Angela foi prefeita duas vezes, entre 1997 e 2004. Na televisão e nos debates, valorizou a experiência no cargo, destacando que "construiu 1.500 casas populares" e que "reduziu a níveis europeus a mortalidade infantil".

Os dois candidatos evitaram falar em turismo durante a campanha, tema controverso na cidade de 477 mil habitantes que no verão recebe 2 milhões de turistas –muitos moradores de Florianópolis consideram que o turista traz dinheiro, mas tumultua praias e engarrafa o trânsito.

No plano de governo, no entanto, ambos citam projetos para turismo, que representa a terceira maior fonte de renda da cidade.

Gean promete ampliar a rede de saneamento ambiental –no verão de 2015, a praia de Canasvieiras, uma das mais visitadas, chegou a ser totalmente interditada por poluição.

Já Angela promete criar atrativos que movimentem a cidade não só no verão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade