Descrição de chapéu mercado de trabalho

Foi demitido pela primeira vez? Saiba como lidar

Edição da newsletter FolhaCarreiras dá dicas do que fazer após a primeira demissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (30). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

tema da semana: primeira demissão

O que se passa na sua cabeça ao pensar em demissão? Na primeira vez em que isso acontece, o processo pode ser especialmente difícil.

A demissão provoca um sentimento de rejeição que pode desencadear gatilhos para ansiedade e autocrítica, explica Emanuella Velez, psicóloga e consultora organizacional.

Então, como lidar com isso?

  • Aceitar o que aconteceu é a melhor forma de atravessar o que a psicologia chama de os "estágios do luto";
    • "Quanto mais você compreende o que está acontecendo, mas fácil você encontra formas de lidar", diz Velez;
  • Tenha uma rede de apoio com família e amigos por perto;
  • Não se cobre tanto e entenda o que é sua responsabilidade e o que é do outro. Há coisas que simplesmente não dependem de você, pontua Velez.
Apesar de ser um momento difícil, a demissão faz parte da carreira - Viacheslav Yakobchuk/Adobe Stock

O que mais é indicado fazer:

  • Descanse. Aproveite esse tempo para colocar as ideias em ordem;
  • Planeje suas finanças e avalie qual a urgência da recolocação;
  • Organize uma rotina pessoal e inclua buscas por emprego:
    • Por que? No desemprego, a pessoa fica tão confusa que perde a rotina. Se o profissional chega em uma entrevista sem raciocínio organizado será difícil passar, afirma Alessandra Falsarella, gerente de carreiras e criadora do podcast Foca no Trabalho.
  • Aproveite esse tempo para fazer cursos que agregam em seu currículo;
  • Reflita sobre quais pontos pode melhorar para o próximo emprego e avalie de quais benefícios não abre mão;
  • Não se identificava com o emprego anterior? Entenda se não é o momento para fazer uma transição de carreira.

Como falar disso no LinkedIn?

  • Escrever uma publicação falando mal da empresa pode ter uma repercussão legal, mas um próximo recrutador ficará com receio de te contratar por pensar que fará o mesmo no futuro, alerta Falsarella.
  • Faça uma publicação indicando quais foram suas entregas e projetos dentro da empresa.
  • Exemplo: Trabalhei durante x anos e fui demitida. Comunico a minha rede que estou em busca de recolocação e conto com a ajuda de vocês.
  • Por que postar? Para que sua rede de contatos saiba que você está em busca de emprego.
  • Quem fez conta: A analista de suporte Nathália Magalhães, 30, passou por sua primeira demissão em janeiro deste ano. Ela fez uma publicação no LinkedIn e recebeu convites de ex-gestores para entrevistas.

Cuidados:

  • A onda de emoções neste início pode te levar a escolher qualquer emprego;
  • Não é momento para discussão com o gestor do trabalho que você está deixando;
  • Agradeça pela oportunidade e lembre-se que isso preserva seu networking. Não deixe que as emoções tomem conta, diz Tamires Teixeira, mentora de carreiras.

Em entrevista para um novo emprego, como responder à pergunta: "por que foi desligado da empresa anterior?"

  • Fale a verdade, mas sem criticar o trabalho anterior e foque nas experiências que teve;
  • Leve o discurso que a empresa utilizou: se foi por corte de funcionários ou por desempenho;
  • Seja honesto. O objetivo dessa pergunta, explica Teixeira, é avaliar como o candidato lida com as adversidades e o sentimento de rejeição.

Minha Primeira Demissão

Trabalhadores contam suas experiências com o desligamento.

amanda abreu - news carreiras
Amanda Abreu, 27, sua primeira demissão foi em junho de 2022. Trabalhava como analista de estratégia de prevenção a fraudes - Leitor

Amanda afirma que o desligamento ocorreu por corte de gastos.

Os primeiros dias depois do desligamento... "De início é um choque. Eu tinha um carinho muito grande pela organização e tinha aquela ideia de 'vestir a camisa da empresa'. Mesmo que o motivo da demissão não fosse pelo meu desempenho, eu questionei a minha capacidade e se era suficiente para o cargo. Depois veio o medo de não saber como seria o futuro".

O que aprendeu com sua primeira demissão: "Não podemos nos iludir muito com a organização porque, no fundo, a empresa está preocupada com o lucro dela, mesmo que tenha uma cultura bacana. Temos que focar em estarmos preparados tanto no profissional como no emocional. A demissão acontece e faz parte da nossa carreira. Não quer dizer que somos incapazes".

Airton Chagas - news carreiras
Airton Chagas, 25, teve sua primeira demissão em dezembro de 2022. Trabalhava em uma startup como analista de dados - Leitor

→ Airton diz que a demissão ocorreu por conta das crises nas startups que sofrem com baixos investimentos e juros altos.

Nos primeiros dias depois do desligamento..."Você se sente incapaz, se pergunta 'será que deveria ter feito algo a mais?'. Fica tentando encontrar um motivo para a demissão. Mas vale parar e refletir. Depois de uma semana, olhei para as coisas boas que aprendi nesta experiência".

O que aprendeu: "Fechar ciclos também é o momento para novidades que podem agregar experiência na sua carreira. Consegui enxergar quais foram as minhas melhores atuações que serão importantes para uma próxima entrevista e quais dificuldades preciso melhorar".


Não fique sem saber

Explicamos dois assuntos do noticiário para você.

Entenda a crise sanitária na terra indígena Yanomami

No último dia 20, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência para combater a crise sanitária que atinge os yanomamis.

O que acontece: crianças e idosos sofrem com problemas graves de saúde como desnutrição e malária.

Origens da crise:

  • Garimpo ilegal: tem associação direta com o aumento da desnutrição. O garimpo causa o desmate da terra, diminuindo terreno fértil para plantio, e introduz doenças entre os indígenas.

Reações: um inquérito de genocídio foi aberto para apurar os responsáveis pela crise como garimpeiros, operadores da logística do garimpo, coordenadores de saúde indígena e agentes políticos.

Tire suas dúvidas sobre os yanomamis, uma das maiores etnias indígenas do país.

Opinião: Povos originários sempre foram alvo de extermínio no país, escreve a colunista da Folha Ana Cristina Rosa.

O que a Folha pensa: Descaso agravado sob Bolsonaro leva a crise de saúde chocante no território, diz o jornal em seu editorial.

Ouça no podcast Café da Manhã os impactos materiais e na saúde dos yanomamis e os alertas ignorados do governo Bolsonaro.

O que é esse tal de ChatGPT?

ChatGPT é o novo chatbot desenvolvido pela OpenAI que ganhou destaque por ser uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA).

Por que chama atenção?

Preocupações: a ferramenta trouxe à tona discussão sobre futuro da tecnologia e da humanidade. Até mesmo as universidades começam a rever métodos de ensino, pois alunos usam a inteligência artificial para ter informação e explicar conceitos em trabalhos escolares.

E tem mais... profissões burocráticas e modelos de ensino baseado em "decoreba" podem estar com os dias contados, diz o neurocientista Álvaro Machado Dias em entrevista à Folha.

O que a Folha pensa: Programas criadores de textos que imitam humanos exigem atenção, não alarmismo, escreve o jornal em seu editorial.

Opinião: ChatGPT deveria dar humildade e motivação, não preguiça, afirma a colunista da Folha Suzana Herculano-Houzel.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.