Descrição de chapéu mercado de trabalho

Primeiro emprego? Veja dicas para não cometer erros

Edição da newsletter FolhaCarreiras mostra como mandar bem no início da vida profissional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Folha Carreiras desta segunda-feira (16). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

Sabe aquela ansiedade por estar começando algo novo? No primeiro emprego, essa sensação parece se potencializar e gerar um misto de emoções.

Pensando nisso, a edição de hoje traz conversas com alguns especialistas para entender o que fazer e o que não fazer nesse momento.

Boa comunicação e capacidade para resolver problemas complexos são algumas das habilidades essenciais para mandar bem no primeiro emprego - Djordje Radosevic/Adobe Stock

O que fazer?

  • "Aproveite as primeiras semanas para conversar com sua equipe sobre atividades do time, cultura da empresa, conheça as lideranças e peça feedbacks frequentes", diz Caio Barroso, fundador e CEO do Lá na Firma, consultoria de gestão de pessoas.
  • Tenha uma boa relação com sua equipe e gestores. Mesmo que você saia da empresa, as pessoas poderão te recomendar para outros trabalhos, e, dentro da companhia, isso te ajuda a ser promovido, diz Josiane Firmo, psicóloga e especialista em recolocação.
  • Seja pontual.
  • Seja proativo e se mostre disponível. Mesmo que tenha terminado suas atividades, busque ajudar outras pessoas.
  • Errou? Não tem problema, faz parte do ciclo de aprendizado. Seja transparente e peça ajuda quando isso acontecer, aconselha Lais Vasconcelos, especialista em recrutamento na consultoria Robert Half.

Habilidades comportamentais que vão te ajudar:

  • Seja uma pessoa observadora e curiosa. Observe como são as relações entre as equipes para se adaptar ao ambiente;
  • Boa comunicação;
  • Competência para negociar tarefas e prazos de entrega;
  • Capacidade para resolver problemas complexos e propor soluções criativas;
  • Ter inteligência emocional para se relacionar com diferentes perfis de profissionais e impor limites quando algo te incomodar.

Cuidados:

  • Não banque o sabe tudo, vá com o intuito de aprender;
  • Não deixe de fazer perguntas sobre o que não sabe fazer;
    • Gabriely Nunes, 22, faz estágio na área farmacêutica de um hospital e diz que pedir ajuda aos colegas e tirar dúvidas sobre suas funções foi essencial para se dar bem no começo.
  • Saiba separar a vida pessoal da vida profissional.
    • "Cuidado com a forma com que coloca os aspectos da sua vida particular. É um relacionamento que está sendo construído. A linha entre pessoal e trabalho ainda será definida", diz Vasconcelos.


Quem já passou pelo primeiro emprego conta que... A primeira oportunidade pode gerar outras:

  • Gabriela Terepins, 24, teve sua primeira experiência profissional em um escritório de advocacia como estagiária aos 19 anos.
  • Ela diz que se mostrar disponível para as tarefas e comprometida com o trabalho foram qualidades que a ajudaram nesse início.
  • Essa primeira experiência levou a uma promoção dentro da companhia. Hoje, ela atua como advogada júnior.


'Meu primeiro trabalho vai ser em home office, e agora?' Siga as mesmas dicas, mas saiba que a aproximação com a equipe pode ser mais demorada. Por isso, não deixe de participar das integrações realizadas pela empresa e procure se apresentar por email.

Dica bônus! Publique no LinkedIn seu início de carreira. Carla Esteves, co-CEO da Cia de Talentos, empresa de recrutamento e desenvolvimento de jovens, dá dois exemplos de como fazer isso:

1 - Faça publicações na rede social desde o primeiro dia em que começar o emprego. Assim, funcionários e pessoas que vão trabalhar com você podem se conectar e te conhecer;

2- Espere para ver se o seu perfil combinou com a companhia. Se sim, agradeça às pessoas que te ajudaram nos primeiros dias e contribuíram para sua carreira.

Procurando o primeiro emprego? Veja temas que já tratamos por aqui e podem te ajudar:


Meu Primeiro Emprego

Leitores da Folha deram dicas que gostariam de ter recebido nos seus primeiros trabalhos.

Zenith Josephina Gassi de Mendonça Silva - news carreiras
Zenith Silva, 36, atua na área de marketing de saúde. Começou trabalhando na loja de pianos dos pais e fez estágio em marketing de nutrição - Leitor

"Recebi muitas coisas boas, muitos aprendizados. Contudo, um plano de carreira e mais visão de futuro sobre outras áreas (que eu não tinha a menor ideia que existiam) poderiam ter me ajudado nas escolhas futuras que tive depois de lá. Teria me auxiliado muito hoje a alcançar um cargo mais alto, em uma multinacional, por exemplo, que posteriormente, tive a oportunidade de trabalhar."

Roger Moreira - news carreiras
Roger Moreira, 29, é publicitário e seu primeiro emprego foi como atendente em uma rede de fast food - Leitor

"Dinheiro é essencial, mas não paga saúde mental. Não é saudável trabalhar de segunda a segunda, com folga em apenas um domingo no mês. Se priorizar é a maior economia que um ser humano pode fazer."


Não fique sem saber

Explicamos dois assuntos do noticiário para você.

Quem é George Santos?

Breve currículo: George Santos, 34, nascido em Nova York e filho de pais brasileiros. Ele foi eleito, em novembro de 2022, para representar o partido e as ideias de Donald Trump na Câmara.

  • É o primeiro deputado republicano abertamente gay eleito no país.
  • Santos também é bolsonarista. Em fevereiro de 2020 posou com Eduardo Bolsonaro e defendeu o uso da cloroquina.

Por que a eleição de Santos chama atenção?

1. Embora o Brasil tenha uma das grandes comunidades de estrangeiros nos EUA, nunca teve representação política expressiva. O Itamaraty estima em 1,8 milhão o tamanho da comunidade brasileira no país, escreve o correspondente da Folha Thiago Amâncio.

2. Santos mentiu sobre sua formação educacional e seu histórico profissional durante a campanha eleitoral. Ele também fez campanha com dinheiro arrecadado por fundo misterioso, segundo o jornal New York Times.

Consequências: em seu primeiro dia no Congresso dos EUA, ele foi rejeitado por integrantes do próprio partido e foi tratado como pária. Nesta quarta (11), os republicanos pediram a renúncia de Santos.


Opinião: Filho de brasileiros eleito para a Câmara dos EUA é um personagem de ficção, escreve a colunista da Folha Lúcia Guimarães.

A guerra que não acaba

A guerra está chegando ao fim? Não é o que parece. No início deste mês, o Kremlin ordenou o primeiro cessar-fogo, desde o início do conflito, por 36 horas para facilitar a celebração do Natal ortodoxo. Mas Kiev rejeitou a proposta e a considerou hipócrita.

  • Para o presidente Volodimir Zelenski a trégua seria para que os russos tivessem tempo para trazer mais armamentos à região de Donbass, que fica no leste da Ucrânia.
  • Vale lembrar: os dois países entraram em guerra em 24 de fevereiro de 2022.


Retomada. Assim que acabou o período de trégua, Moscou retomou grandes ataques na província de Donetsk.

E tem mais...nesta quarta (11), o presidente Vladimir Putin trocou pela segunda vez em três meses o comandante de suas forças na invasão da Ucrânia. Essa mudança parece ter sido feita para calar os membros da linha dura que exigem uma radicalização das ações.

Ajuda dos EUA à Ucrânia continua... Em dezembro, Washington anunciou o envio do sistema de defesa antiaéreo Patriot, um dos mais sofisticados contra aeronaves, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos.

...e a China mantém apoio a Rússia. Putin convidou o líder chinês, Xi Jinping, para uma visita de Estado e pediu maior cooperação militar com Pequim.

Últimas atualizações:

Opinião: Guerra da Ucrânia fez do mundo um lugar mais perigoso em 2022, escreve o repórter da Folha Igor Gielow.

Gostou dos assuntos tratados nesta seção? Inscreva-se aqui e receba gratuitamente, às quintas-feiras, a newsletter Lá Fora com as notícias internacionais mais importantes da semana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.