Esta é a edição da newsletter Folha Carreiras desta segunda-feira (16). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.
Sabe aquela ansiedade por estar começando algo novo? No primeiro emprego, essa sensação parece se potencializar e gerar um misto de emoções.
Pensando nisso, a edição de hoje traz conversas com alguns especialistas para entender o que fazer e o que não fazer nesse momento.
O que fazer?
- "Aproveite as primeiras semanas para conversar com sua equipe sobre atividades do time, cultura da empresa, conheça as lideranças e peça feedbacks frequentes", diz Caio Barroso, fundador e CEO do Lá na Firma, consultoria de gestão de pessoas.
- Tenha uma boa relação com sua equipe e gestores. Mesmo que você saia da empresa, as pessoas poderão te recomendar para outros trabalhos, e, dentro da companhia, isso te ajuda a ser promovido, diz Josiane Firmo, psicóloga e especialista em recolocação.
- Seja pontual.
- Seja proativo e se mostre disponível. Mesmo que tenha terminado suas atividades, busque ajudar outras pessoas.
- Errou? Não tem problema, faz parte do ciclo de aprendizado. Seja transparente e peça ajuda quando isso acontecer, aconselha Lais Vasconcelos, especialista em recrutamento na consultoria Robert Half.
Habilidades comportamentais que vão te ajudar:
- Seja uma pessoa observadora e curiosa. Observe como são as relações entre as equipes para se adaptar ao ambiente;
- Boa comunicação;
- Competência para negociar tarefas e prazos de entrega;
- Capacidade para resolver problemas complexos e propor soluções criativas;
- Ter inteligência emocional para se relacionar com diferentes perfis de profissionais e impor limites quando algo te incomodar.
Cuidados:
- Não banque o sabe tudo, vá com o intuito de aprender;
- Não deixe de fazer perguntas sobre o que não sabe fazer;
- Gabriely Nunes, 22, faz estágio na área farmacêutica de um hospital e diz que pedir ajuda aos colegas e tirar dúvidas sobre suas funções foi essencial para se dar bem no começo.
- Saiba separar a vida pessoal da vida profissional.
- "Cuidado com a forma com que coloca os aspectos da sua vida particular. É um relacionamento que está sendo construído. A linha entre pessoal e trabalho ainda será definida", diz Vasconcelos.
Quem já passou pelo primeiro emprego conta que... A primeira oportunidade pode gerar outras:
- Gabriela Terepins, 24, teve sua primeira experiência profissional em um escritório de advocacia como estagiária aos 19 anos.
- Ela diz que se mostrar disponível para as tarefas e comprometida com o trabalho foram qualidades que a ajudaram nesse início.
- Essa primeira experiência levou a uma promoção dentro da companhia. Hoje, ela atua como advogada júnior.
'Meu primeiro trabalho vai ser em home office, e agora?' Siga as mesmas dicas, mas saiba que a aproximação com a equipe pode ser mais demorada. Por isso, não deixe de participar das integrações realizadas pela empresa e procure se apresentar por email.
Dica bônus! Publique no LinkedIn seu início de carreira. Carla Esteves, co-CEO da Cia de Talentos, empresa de recrutamento e desenvolvimento de jovens, dá dois exemplos de como fazer isso:
1 - Faça publicações na rede social desde o primeiro dia em que começar o emprego. Assim, funcionários e pessoas que vão trabalhar com você podem se conectar e te conhecer;
2- Espere para ver se o seu perfil combinou com a companhia. Se sim, agradeça às pessoas que te ajudaram nos primeiros dias e contribuíram para sua carreira.
Procurando o primeiro emprego? Veja temas que já tratamos por aqui e podem te ajudar:
- Saiba como sair do desemprego que atinge jovens;
- Primeira entrevista de emprego? Veja como se preparar;
- Como fazer networking no início de carreira.
Meu Primeiro Emprego
Leitores da Folha deram dicas que gostariam de ter recebido nos seus primeiros trabalhos.
"Recebi muitas coisas boas, muitos aprendizados. Contudo, um plano de carreira e mais visão de futuro sobre outras áreas (que eu não tinha a menor ideia que existiam) poderiam ter me ajudado nas escolhas futuras que tive depois de lá. Teria me auxiliado muito hoje a alcançar um cargo mais alto, em uma multinacional, por exemplo, que posteriormente, tive a oportunidade de trabalhar."
"Dinheiro é essencial, mas não paga saúde mental. Não é saudável trabalhar de segunda a segunda, com folga em apenas um domingo no mês. Se priorizar é a maior economia que um ser humano pode fazer."
Não fique sem saber
Explicamos dois assuntos do noticiário para você.
Quem é George Santos?
Breve currículo: George Santos, 34, nascido em Nova York e filho de pais brasileiros. Ele foi eleito, em novembro de 2022, para representar o partido e as ideias de Donald Trump na Câmara.
- É o primeiro deputado republicano abertamente gay eleito no país.
- Santos também é bolsonarista. Em fevereiro de 2020 posou com Eduardo Bolsonaro e defendeu o uso da cloroquina.
Por que a eleição de Santos chama atenção?
1. Embora o Brasil tenha uma das grandes comunidades de estrangeiros nos EUA, nunca teve representação política expressiva. O Itamaraty estima em 1,8 milhão o tamanho da comunidade brasileira no país, escreve o correspondente da Folha Thiago Amâncio.
2. Santos mentiu sobre sua formação educacional e seu histórico profissional durante a campanha eleitoral. Ele também fez campanha com dinheiro arrecadado por fundo misterioso, segundo o jornal New York Times.
- Neste sábado (14), o jornal The Wall Street Journal informou que Santos arrecadou dinheiro para esquema de pirâmide financeira.
Consequências: em seu primeiro dia no Congresso dos EUA, ele foi rejeitado por integrantes do próprio partido e foi tratado como pária. Nesta quarta (11), os republicanos pediram a renúncia de Santos.
- E não para por aí... ele também confessou ter cometido estelionato em 2008 em Niterói (RJ) depois de ter furtado um talão de cheques.
Opinião: Filho de brasileiros eleito para a Câmara dos EUA é um personagem de ficção, escreve a colunista da Folha Lúcia Guimarães.
A guerra que não acaba
A guerra está chegando ao fim? Não é o que parece. No início deste mês, o Kremlin ordenou o primeiro cessar-fogo, desde o início do conflito, por 36 horas para facilitar a celebração do Natal ortodoxo. Mas Kiev rejeitou a proposta e a considerou hipócrita.
- Para o presidente Volodimir Zelenski a trégua seria para que os russos tivessem tempo para trazer mais armamentos à região de Donbass, que fica no leste da Ucrânia.
- Vale lembrar: os dois países entraram em guerra em 24 de fevereiro de 2022.
Retomada. Assim que acabou o período de trégua, Moscou retomou grandes ataques na província de Donetsk.
E tem mais...nesta quarta (11), o presidente Vladimir Putin trocou pela segunda vez em três meses o comandante de suas forças na invasão da Ucrânia. Essa mudança parece ter sido feita para calar os membros da linha dura que exigem uma radicalização das ações.
Ajuda dos EUA à Ucrânia continua... Em dezembro, Washington anunciou o envio do sistema de defesa antiaéreo Patriot, um dos mais sofisticados contra aeronaves, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos.
...e a China mantém apoio a Rússia. Putin convidou o líder chinês, Xi Jinping, para uma visita de Estado e pediu maior cooperação militar com Pequim.
Últimas atualizações:
- Rússia anunciou a conquista da cidade de Soledar, em Donetsk. A tomada proporcionou maior controle em toda a província no leste do país, mas abriu crise com mercenários.
- Moscou avançou em torno da estratégica cidade de Bakhmut, também em Donetsk. Agora, os russos conseguem romper as defesas ucranianas nessa região.
- Ucrânia acusa Rússia de ataque com mísseis a prédio residencial que matou ao menos 30 pessoas neste sábado (14).
Opinião: Guerra da Ucrânia fez do mundo um lugar mais perigoso em 2022, escreve o repórter da Folha Igor Gielow.
Gostou dos assuntos tratados nesta seção? Inscreva-se aqui e receba gratuitamente, às quintas-feiras, a newsletter Lá Fora com as notícias internacionais mais importantes da semana.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.