Veja o passeio que explora o nascer do sol nas Cataratas do Iguaçu

Tour permite contemplar primeiro momento do dia no conjunto de cachoeiras do parque em Foz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Denise Paro
Foz do Iguaçu (PR)

Contemplar as Cataratas do Iguaçu com os primeiros raios de sol do dia despontando no horizonte é uma experiência para ficar gravada na memória. Ele vem acompanhado de revoada de pássaros, sons da mata, arco-íris sob as quedas d’água e tonalidades no céu que vão mudando aos poucos.

Esse espetáculo natural pode ser vivenciado durante o passeio Amanhecer nas Cataratas, uma atração do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, reserva que ocupa 185 mil hectares no Brasil e outros 75 mil hectares no lado argentino.

imagem de cataratas do iguaçu no nascer do sol
Passeio possibilita contemplar os primeiros raios do dia chegando no conjunto de cachoeiras do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) - Urbia Cataratas Parque Nacional do Iguaçu

Para ver os raios de sol tomando conta, lentamente, das 275 quedas d’água, o visitante precisa madrugar. O ônibus parte às 6h, quando ainda está escuro na região, do centro de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

O trajeto até o mirante, ponto de observação, é curto, 11 km, o suficiente para aguardar a chegada dos primeiros raios de sol. O horário pode mudar de acordo com as estações do ano, a exemplo do verão, quando o sol nasce mais cedo.

Os portões do parque abrem às 9h. Mas, para quem faz o passeio, o acesso é permitido bem antes desse horário.

Ao desembarcar, os turistas têm à disposição monitores que dão orientações para a próxima etapa do passeio: caminhar pela trilha de 1.200 metros até a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, a principal queda d’água. Nessa hora, a luz do dia já começa a dar sinais que está chegando.

A trilha é de concreto e há pequenos degraus em alguns trechos, por isso, a atenção sempre é bem-vinda para evitar tropeços ou quedas.

No caminho existem outros mirantes menores para observar os saltos, tirar fotos e fazer vídeos. Durante o percurso, é possível perceber o dia clareando aos poucos, sob um imenso silêncio quebrado pela presença de pássaros e o barulho das águas.

Ao chegar às passarelas, antes mesmo das 7h da manhã, a luz já tomou conta do dia. É possível ver andorinhões sobrevoarem as cachoeiras e perceber os primeiros raios de sol atingirem os grandes filetes de água que escorrem pelas rochas.

Próximo à Garganta do Diabo, o maior dos saltos d’água, o espetáculo se completa com a vista do arco-íris que nesta época começa a dar as caras por volta das 7h20.

É neste ponto que toda exuberância do maior conjunto de quedas d´água do mundo se impõe. É possível ouvir a sinfonia causada pela força das águas, tomar um leve banho nas passarelas e apreciar a chegada do sol.

O passeio termina no restaurante Porto Canoas, onde é servido café da manhã a partir das 7h com itens regionais, incluindo a famosa sopa paraguaia e mini-empanadas argentinas.

De lá é possível continuar apreciando a alvorada nas cataratas e permanecer no parque até o horário de fechamento, às 16h.

homem pega mulher no colo em mirante com cataratas ao fundo e nascer do sol
Ônibus parte às 6h até o mirante de observação nas cataratas - Urbia Catarata Parque Nacional do Iguaçu

Como os portões do parque abrem apenas às 9h durante a semana e 8h30 aos finais de semanas, quem faz o passeio curte as Ccataratas com exclusividade até abertura das catracas.

Antes exclusivo para hóspedes do Hotel das Cataratas, o passeio agora atrai gente que gosta de natureza e calmaria.

Professora de artes, a viúva Elza Aidar, 79, saiu de São Paulo para, mais uma vez, visitar Foz do Iguaçu e contemplar, pela primeira vez, as cataratas de manhã.

Ela lembra quando esteve no parque pela primeira vez, há 44 anos, depois voltou com o marido e os três filhos, mas só agora pôde ver as quedas com tonalidades diferentes. "A natureza é inspiradora. A gente sente gratidão por estar viva", conta.

Para o casal Marcus Teixeira, 38, e Thainá Texeira, 34, de Salvador, observar as cataratas com o sol nascendo é algo inusitado. "A cachoeira, as quedas d'água, a cor são impressionantes", relata ele.

O sol chegando nas cataratas foi também o que motivou a carioca Regina Ferreira, 60, a fazer o passeio. "Estou encantada com o nascer do sol e as quedas."

Administrado pelo ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Parque Nacional tem a gestão da visitação turística sob responsabilidade da Urbia Cataratas S.A.

O passeio custa R$ 195 para o público geral e R$ 156 para moradores vizinhos ao parque com o passe comunidade. O valor inclui, ao fim da visita, o café da manhã no restaurante Porto Canoas, das 7h30 às 9h30, com bufê completo.

Ele é realizado todas as terças, quintas e sábados. Os ingressos são limitados (capacidade máxima de 250 pessoas) e vendidos pelo site oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.