Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 10h00

Apenas metade dos domicílios brasileiros são adequados, diz IBGE

Publicidade

DENISE MENCHEN
DO RIO

Apesar da situação ter melhorado, o Censo 2010 mostrou que apenas pouco mais da metade dos domicílios brasileiros (52,5%) eram considerados adequados, ou seja, tinham abastecimento de água por rede geral, esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica, coleta de lixo e no máximo dois moradores por domitório.

53% dos casais homossexuais viviam no Sudeste
Grupos de renda maior casam mais no civil, diz IBGE
Brasileiros tem companheiros da mesma etnia e instrução
Em 62,7% dos casais, os 2 cônjuges têm rendimento próprio

Por outro lado, 4,1% dos domicílios eram considerados inadequados --não atendiam a nenhum desses critérios. Os demais foram classificados pelo instituto como semiadequados.

Em comparação com os dados do Censo 2000, porém, houve melhorias. Naquele ano, os domicílios adequados representavam apenas 43,9% do total.

A pesquisa também indica que, nos domicílios adequados, a renda média era de R$ 3.537,95. Já nos inadequados, somava apenas R$ 708,94.

Os dados também evidenciaram a diferença no acesso à moradia adequada para brancos e pretos. Enquanto 63% dos domicílios cuja pessoa responsável era branca foram considerados adequados, apenas 45,9% dos chefiados por negros estavam na mesma situação.

O IBGE mostrou ainda que, para os moradores de locais inadequados, a moto é uma importante alternativa de transporte. Em quase um quarto (22,5%) dessas residências foi encontrada ao menos uma moto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página