Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2010 - 13h12

Cerca de 400 passageiros aguardam embarque em aeroporto de Manaus

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Mais de 400 passageiros aguardavam, no começo da tarde desta quarta-feira, pelo embarque no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), nas últimas 12 horas, três voos da TAM foram cancelados pela empresa. Ontem, problemas meteorológicos afetaram os voos.

Veja especial sobre o setor aéreo
Raio provocou cancelamentos em Manaus, segundo Anac
Aeroviários ameaçam greve amanhã
Passageiro deve ligar para empresa antes de ir a aeroporto, diz Anac

Das partidas programadas para hoje, dez voos da TAM (5) e da Gol (5) estão com atraso. A reportagem encontrou passageiros dormindo nas cadeiras e no chão.

A professora Maria Iracélia dos Santos, 27, diz que desde domingo ela e mais três familiares dormem em um colchão inflável para casal ao lado do balcão da TAM.

Ainda segundo ela, o voo estava programado para partir à 0h50 para Fortaleza. Disse que, primeiro, a empresa informou que o nome do grupo não estava na lista de passageiros. Depois, anunciou que o voo estava cancelado.

Moradora do bairro no bairro Educandos, na zona sul de Manaus, a professora disse que não sairá do aeroporto. "Só vou sair daqui quando a TAM nos embarcar, estamos com hotel pago em Fortaleza e eles querem que a gente desista, mas não vamos desistir", afirmou.

A dona de casa Sandra Regina Rodrigues, 51, disse que estava com os filhos, Jonatha De Paula, 21, e Mayara Sinfrônio, 23, desde às 14h de ontem para embarcar para o Rio de Janeiro.

A reportagem encontrou Mayara dormindo no chão do aeroporto, atrás das cadeiras, próximo ao balcão da Infraero. "Não conseguimos despachar as bagagens, é uma situação caótica. Não temos a quem reclamar porque a Anac fechou o escritório", disse.

O comerciante Anselmo Martinez Alonso, 54, estava com a mulher e uma filha no aeroporto de Manaus desde às 3h30 para embarcar para Teresina (PI). "O que nos deixa indignados é a falta de informação da TAM. Por isso as pessoas fazem tumulto, gritam. Nós queremos é embarcar", disse.

Desde o dia 15 deste mês, a Delegacia do Turista registra, em média, 15 reclamações por dia por atraso ou overbook (quando se vende mais passagens do que a capacidade da aeronave).

A delegada Graça Lima disse que a maior parte dos boletins de ocorrência são feitos por passageiros da TAM. "Nosso orientação aos passageiros é que eles registrem o B.O. no Juizado Especial Civil para que tenho seus direitos garantidos", afirmou.

A reportagem procurou a supervisão da TAM no aeroporto internacional Eduardo Gomes, mas os funcionários disseram que não poderia comentar o assunto. Em nota divulgada ontem, a empresa informou que estava dando assistência aos passageiros.

Arte/Folhapress

GREVE

Após reunião realizada ontem e que terminou sem consenso entre trabalhadores e empresas de aviação ontem no Ministério Público do Trabalho, está mantida para amanhã (23) a greve do setor, que pode provocar ainda mais confusão nos aeroportos.

Os trabalhadores aeroviários (que fazem as operações em solo) exigem reajuste salarial de 13%, e os aeronautas (tripulação de voo), de 15%.
As empresas elevaram ontem sua proposta de reajuste de 6,08% para 6,58%. Os trabalhadores recusaram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página