Equipes se formam em Ribeirão Preto para receber franceses em 2014
O anúncio da ida da seleção francesa para Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) já movimenta equipes brasileiras que deverão trabalhar durante a Copa do Mundo em Ribeirão Preto.
- Após 100 anos, França faz Ribeirão Preto reviver 'petit Paris' em 2014
- 'Petit Paris' era só no centro de Ribeirão Preto, afirma professor
Na prefeitura, por exemplo, 600 funcionários de diferentes secretarias já estão estudando o idioma francês e 80 deles já se formaram no nível básico, segundo informou a assessoria.
Policiais militares que atendem o 190 e fazem o patrulhamento nas ruas, além de guardas civis municipais que atendem diretamente a população, também estão frequentando as aulas.
"Geralmente, francês não fala a língua inglesa. É importante que o ribeirão-pretano aprenda o básico", afirmou o chef Sidney Degaine, francês radicado no Brasil há três anos e dono do restaurante Essence Maison Degaine, localizado na zona sul.
Aos poucos, o ramo empresarial também tenta se adequar à vinda dos franceses.
Desde a semana passada, quando a seleção azul foi classificada, seis empresas de prestação de serviços procuraram a rede de ensino Aliança Francesa para buscar apoio no idioma para seus funcionários, segundo a diretora Desiree Cazoli.
Divulgação | ||
A praça 15, com o Theatro Pedro 2º ao fundo, em imagem de 1938 de Ribeirão Preto |
ATRAINDO TURISTAS
Para atrair turistas franceses à cidade durante os jogos, a Secretaria de Turismo está fazendo uma campanha maciça para promovê-la.
Seis equipes de diferentes veículos de comunicação da França já estiveram na cidade e mais três deverão chegar na próxima semana.
Os jornalistas são levados para conhecer, entre outros pontos, restaurantes de alta gastronomia, shoppings, parques e a área central.
"Queremos mostrar ao turista que ele pode ter uma experiência de conhecer o Brasil por um preço muito menor que nas capitais, sem trânsito e sem violência", disse o secretário Tanielson Campos.
A partir do ano que vem, Ribeirão trabalhará na divulgação de seus sete roteiros principais --gastronomia, compras, ccc (cachaça, chope e cerveja), cultura, parques, religião e esporte.
De janeiro a maio de 2014, alunos de escolas municipais serão incentivados a fazer pesquisas sobre a França.
A partir de junho, mês do início dos jogos, o verde e o amarelo brasileiros deverão dividir espaço com as cores da bandeira francesa nas decorações para a Copa.
"Definitivamente, será um divisor de águas para Ribeirão. O maior legado que a cidade deixará é a sua própria divulgação", disse Campos.
Ribeirão também tem a apresentar aos franceses a arquitetura. Um dos exemplos é o Theatro Pedro 2º, que será usado pela seleção.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade