Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

MP das bebidas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto de lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebida alcoólica. Com o novo texto, passa a ser considerado crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo e a multa será considerada gravíssima --punida com suspensão da carteira de habilitação por um ano e multa.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Jose Rufino Xavier (104) 02/07/2008 11h27
Jose Rufino Xavier (104) 02/07/2008 11h27
O problema é mais profundo, não está em beber ou não, a verdade é que alguma coisa deveria ser feita legal ou não. Mas o que precisa entender o povo brasileiro é que elegemos Deputados e Senadores, não é só para fazer CPis cuja função é da propria justiça e nem aprovar medidas provisórias e paliativas de carater de interesses de uma minoria ou do proprio governo. O Congresso Nacional, precisa urgentemente rever a Constituição Brasileira, com muitas falhas e mal feita, principalmente o Código Penal que é uma aberração, onde quem realmente deve ser punido está solto nas ruas praticando atos de barbaridade assassinado gratuitamente muitos cidadões. Outra aberração é a imputação do menor, principalmente o assassino que impera no Brasil todo. OU FAZ AS MUDANÇAS COM URGÊNCIA OU O PAÍS IRÁ VIRAR UMA TERRA SEM LEI E DE BANDOLEIROS, já está quase . 9 opiniões
avalie fechar
Talita Albuquerque (9) 02/07/2008 11h19
Talita Albuquerque (9) 02/07/2008 11h19
Não seria o caso de endurecer as penas já existentes, e não aumentar a abrangência da lei para que atinja pessoas que não oferecem riscos? Onde estão os estudos mostrando que alguém que consumiu uma tulipa de chope pode matar alguém ao volante? E por quê os táxis são tão caros, por quê o governo não se preocupa em tornar o transporte acessível a todos, então? Como advogada, só me resta lamentar viver em um país onde as leis são tão mal formuladas e prejudicam tanto a população. 26 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (122) 02/07/2008 11h14
Guilherme Lemmi (122) 02/07/2008 11h14
Deveria haver uma lei para suspender a habilitação de motoristas considerados culpados por acidentes...o cara bateu em alguem tres vezes, perde a carteira...isso sim iria ajudar a melhorar o transito no Brasil, tirar os barbeiros das ruas.
Fico realmente triste quando ouço alguem defendendo essa lei (geralmente pessoas que nao bebem) pois ela so serve para reduzir a liberdade do individuo. Esse pensamento reacionário de 'eu nao bebo mesmo, entao bem feito' nao ajuda em nada o país.
Ao contrario, ele da margem para que no futuro aprovem uma lei probindo a venda de bebidas alcoolicas sob qualquer situaçao ou pior, uma lei que acabe com o direito de ir e vir das pessoas.
Como disse George Orwell, 'a imagem do futuro é uma bota pisando na cara da humanidade, para sempre'. Bem vindos ao totalitarismo do livro 1984.
15 opiniões
avalie fechar
Nanci Almeida (1) 02/07/2008 11h11
Nanci Almeida (1) 02/07/2008 11h11
DIADEMA / SP
Essa lei é somente pra tirar dinheiro das pessoas.Concordo que quem bebe e dirige tem que ser punido sim desde que cause algum acidente ou seja pêgo embriagado.Agora alguém que saia para jantar com a familia e toma uma taça de vinho tem que pagar esse absurdo e ainda perder a carteira e ser preso.Nosso país esta se tornando cada vez mais a fábrica de arrecadação de dinheiro dos pobres,duvido que um filhinho de papai seja preso.Acho sim que se o motorista que causou um acidente seja grave ou não perca a carteira e responda por seu delito preso sem essa de réu primário,mas como nossas leis são um verdadeiro rascunho que precisa ser passado a limpo faz tempo,fazer o que né? 9 opiniões
avalie fechar
DELANNE DINIZ diniz (4) 02/07/2008 11h10
DELANNE DINIZ diniz (4) 02/07/2008 11h10
beber já não é um hábito dos melhores. basta ver que em várias cidades onde os bares fecham mais cedo o índice de violência diminuiu. não podemos ficar reféns de pessoas que bebem e/ou usam drogas e matam ou initilizam outras pessoas em acidentes. tem que prender, multar, pagar pensão, indenizar. nosso povo só respeita quando tem punições, lembram do apagão. quando houve punições o consumo diminuiu. e se houvesse multa para quem tem foco de dengue em casa já teria acabado com o problema. como a lei pode ser feita para ricos se quem é vítima normalmente está trabalhando ou andando? 11 opiniões
avalie fechar
Ingmar Trindade (13) 02/07/2008 11h03
Ingmar Trindade (13) 02/07/2008 11h03
As lei é de primeiro mundo, mas o país continua sendo de último... 5 opiniões
avalie fechar
Maria Miranda (4) 02/07/2008 11h02
Maria Miranda (4) 02/07/2008 11h02
BRASILIA / DF
Isso está me cheirando a mais uma "saída" pela direita do Brasileiro. Gente?! Lei é lei?! Temos que incentivar o não uso de álcool antes da direção, está mais do que claro... quer dizer o que pensam é: para justificar a bebedeira eles vão recorrer de uma decisão, se recusar a fazer o teste, peraí!!! Proíbe e ponto. 9 opiniões
avalie fechar
Mário Silva (16) 02/07/2008 10h54
Mário Silva (16) 02/07/2008 10h54
Até que enfim fizemos uma lei de RESPEITO que vai acabar com essa desordem e falta de compromisso dos motoristas inrresponsavéis. Quem não tem dinheiro para o TÁXI não beba, Bebida ALCÓOLICA é pra quem tem Dinheiro. No lugar de gastar dinheiro com Bebidas(que matam milhares de pessoas), tome um refrigerante e você poupará MUITO dinheiro, 17 opiniões
avalie fechar
Valdir Baptista (36) 02/07/2008 10h49
Valdir Baptista (36) 02/07/2008 10h49
Todos temos o direito de ir e vir. É dever de todo motorista respeitar as leis de transito mas parece que nunca tivemos leis para ser cumprida e punir essas pessoas estão, qualificando as pessoa que bebe ocasionalmente e moderadamente, a de um alcoolatra, e no caso dos caminhoneiros, que só podem entrar a noite para carregar e descarregar seus caminhões na capital e depois tem que sair de madrugada para não ser multados justamente no horario em que deveriam estar descançando para sua viagem, são obrigados a se drogarem para se manter acordados, e quando acaba o efeito do remedio dormem ao volante cometendo acidentes e matando a si proprio e pessoas inocentes (isso pode) em viagens pelo interior do estado por rodovias com cameras de monitoramento, presencio varios condutores ou sei-lá como chamar, cometendo varias barbaridades e não sendo parado para averiguação. a quem recorrer. acho que tudo isso é uma palhaçada o estão querendo é desviar o foco transferindo os deveres do estado que é dar transporte (metro-trem-onibus dignos, rodovias e ruas conservadas, sinalizadas policiadas, areas de estacionamento etc) educação, ( os CFC não ajudou em nada só toma dinheiro do povo para seus donos que geralmente são politicos). Saude (um SAMU é mais equipado que uma Sta Casa). Quando será que governos irão começar a trabalhar mesmo para nos dar esses direitos, para retribuirmos com deveres. (a lei é para ser cumprida e fiscalizada e não para pegar ou não pegar). 3 opiniões
avalie fechar
renato lemos guimaraes (4) 02/07/2008 10h46
renato lemos guimaraes (4) 02/07/2008 10h46
Agora para e pensa: "é que o motorista não tem a obrigação de fazer o teste do bafômetro, nem o exame de sangue ou o teste clínico que pode determinar se ele consumiu álcool. O direito de não produzir provas contra si mesmo é assegurado pela Constituição Federal"
E o que o policial vai fazer??? ficar de braços cruzados?? me algemar é que não vai, ele não é um vidente que sabe que eu tomei uma ou duas cervejas e se eu recusar fazer qualquer teste, ele não pode levar isso como indicios de que eu bebi, pois é um DIREITO meu!!!!
Então que função e objetivo tem essa lei, se ela fere os direitos dos cidadãos?????
Devemos começar a reivindicar nossos direitos que estão sendo feridos e a competência dos políticos de criarem leis adequadas corretas e menos contrangedoras.... pois ser preso por causa de um bombom de licor, ja é absurdo né.
3 opiniões
avalie fechar
André Castilho (3) 02/07/2008 10h35
André Castilho (3) 02/07/2008 10h35
Parabéns aos policiais! Agora eles poderão se arriscar menos, deixando de caçar bandidos para prender bêbados. Sem contar a arrecadação recorde de suborno, que com certeza vai ajudar a pagar uma boa educação para os filhos. Ah, e parabéns aos traficantes, que agora terão RECORDE DE VENDAS de drogas, que não são detectadas no bafômetro! E por fim, parabéns aos taxistas e vendedores de televisão. eu já vou fazer o crediário da minha. E viva a sociedade da hipocrisia!!! 16 opiniões
avalie fechar
Dalton de Sousa (1) 02/07/2008 10h20
Dalton de Sousa (1) 02/07/2008 10h20
A Lei é excelente e evitará tragédias. Compreendo que muitas pessoas têm bom senso e não causam problemas. Mas, nosso país precisa de leis duras e punição efetiva para que se torne sério e civilizado. 12 opiniões
avalie fechar
Gaspar Faria Jr. (105) 02/07/2008 09h59
Gaspar Faria Jr. (105) 02/07/2008 09h59
E o governo fala em pegar taxi como se aqui fosse Nova Iorque. Taxi, em São Paulo pelo menos, é transporte de luxo. Fácil fácil você gasta com uma corrida de taxi o suficiente para encher o tanque do seu carro (com gasolina). Já peguei taxi à noite em que quando desci do carro o taxista falou: "Agora posso ir pra casa dormir, já ganhei a noite." 10 opiniões
avalie fechar
Diego Silva (1) 02/07/2008 09h39
Diego Silva (1) 02/07/2008 09h39
SAO PAULO / SP
Razoabilidade?
Desculpem-me, mas não há razoabilidade quando se trata de colocar em risco a vida de pessoas inocentes.
Matou vai preso?
Aí eu e você que estávamos trabalhando enquanto alguém bebia e depois dirigia teremos que sustentar esse idiota na cadeia?
Sou completamente a favor de multa e multa severa para quem beber e dirigir....
Quer beber?
É um direito seu, assim como é seu dever estar ciente que não poderá dirigir depois...
Sou completamente a favor dessa lei e concordo sim que a multa seja severa, só espero que não caia no esquecimento como muitas outras...
9 opiniões
avalie fechar
Bira Monteiro (15) 02/07/2008 09h26
Bira Monteiro (15) 02/07/2008 09h26
MAIS UMA LEI PARA RICOS NO BRASIL, VOCE TEM DINHEIRO PARA PEGAR UM TAXI? 99% DOS BRASILEIRO NÃO TÊM. VOCE ACHA QUE O FILHO DE UM MINISTRO QUE ATROPELAR BEBADO UM CIDADÃO VAI PRESO? LOGICO QUE NÃO. VEJO O SIMBOLO DA JUSTIÇA NO BRASIL SEGURANDO UMA BALANÇA E PENDENDO PAR UM DOS LADOS COM UM SACO DE DINHEIRO. JUSTIÇA CORRUPTA, POLITICOS INCOMPETENTES. E A POLICIA DE SÃO PAULO SE APRESSOU PARA ADQUIRIR NOVOS BAFOMETROS, CATAR BANDIDO TEM CUSTO E ROUBAR DINHEIRO DE BEBADO É FÁCIL. 57 opiniões
avalie fechar
wylson mendonça (3) 02/07/2008 09h26
wylson mendonça (3) 02/07/2008 09h26
Lei de 1. mundo para um País onde a corrupção baila em todos os setores. Uma lei para ter sua eficácia deve alcançar a todos e de modo eficiente. A partir do momento que impõe uma regra que fere a Constituição, deixa de ter sua eficácia plena. Servirá apenas para aumentar o número de processos em um judiciário capenga. 30 opiniões
avalie fechar
Cairbar Kimberley (1) 02/07/2008 08h59
Cairbar Kimberley (1) 02/07/2008 08h59
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Mais uma vez estamos diante de outra falta de bom senso na elaboração de uma lei em nosso país.
Sou casado, vou à casa de minha mãe no domingo para almoçar, tomo uma cerveja com meus irmãos para celebrar o encontro em família. Me sirvo da sobremesa e pego minha família para retornar à minha casa e aproveitar a tarde para tirar um cochilo. Agora eu posso ser preso por isso, pagar quase mil reais ao Governo e ser tratado como "bêbado". Já falei prá minha mãe que não precisa mais comprar a cerveja...É sempre assim, os bons pagam pelos maus.
29 opiniões
avalie fechar
vitor abati (2) 02/07/2008 08h54
vitor abati (2) 02/07/2008 08h54
SAO PAULO / SP
Querem colocar uma lei de país de primeiro mundo em um país que mau tem transporte público. Quer dizer que agora só quem tem dinheiro para gastar cerca de R$80,00 (ida e volta) com taxi pode sair a noite para tomar um ou dois chops?
Essa lei seria cabivel apenas se em nosso país tivesse mais estações de metrô sendo 24hrs por dia, segurança para poder esperar o onibus no ponto cerca de 2hrs da manhã.
A ignorancia de quem concorda com essa lei mesmo com estas limitações de transporte que nós temos no Brasil só nos mostra de que o Brasil realmente merece uma lei dessas sem nenhuma base política ou subsideo do governo.
Se coloquem na seguinte posição: Sua filinha querida vai sair a noite na intenção de tomar apenas um ou dois chops (algo em torno de 10 reais) se ela for voltar de onibus acho que um pai realista não deixaria, pelo perigo, então voltaria de taxi, gastando uma media de 80 reais ida e volta. Isso é justo?
Frente a essas limitações, ao invés de tolerancia "0" é muito mais vantajoso para o país e para as pessoas manter a quantidade anterior mas aumentar a fiscalização. Isso sim na minha opinião seria correto.
14 opiniões
avalie fechar
BARRA MANSA / RJ
Acho que quem toma um chope hoje vai tomar dz Qualquer dia desses, então não vai fazer diferença o volume ddde álcool no sangue, a lei está aí para ser cumprida. Mas é triste saber que daqui a alguns dias quando as coisas se acalmarem nossa polícia vai utilizar esta mais lei para engordar seus bolsos, como já vem acontcendo com as leis anteriores a esta. 5 opiniões
avalie fechar
Jaaziel Ferelli (69) 02/07/2008 08h38
Jaaziel Ferelli (69) 02/07/2008 08h38
Um motorista que por conta própria não é capaz de saber se esta ou não em condições de dirigir após ingerir álcool, não deveria sequer obter uma habilitação. Agora eu pergunto, pra que serve aquela taxa que pagamos para o teste psicólogico do Detran? Não deveriam os avaliadores terem a competência de identificar este tipo de motorista e cortar o mal pela raiz? Ja que não temos também uma classe política capacitada e competente para cumprir o seu papel e criar soluções para nossos problemas, não é vergonha nenhuma copiar por exemplo o sistema do Chile. Aqueles que não conhecem, procurem se informar e vejam como é facil fazer acontecer quando se tem vontade e um mínimo de bom senso. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (266)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página