Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Especial 

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para tucano, derrota foi 'negligência política'

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Senador Aloysio Nunes classificou fracasso em São Paulo como 'dolorido' para Serra

DE BRASÍLIA

DE SÃO PAULO

Um dos principais aliados de José Serra (PSDB), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse ontem que o tucano perdeu a disputa em São Paulo para o PT por "negligência política" de seu partido.

"A ação administrativa não foi acompanhada da luta política, da articulação com a sociedade", disse o senador. Ele classificou a derrota como "dolorida" para Serra.

O senador disse que, em bairros da capital paulista onde o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) fizeram obras e "ações de qualidade", Serra perdeu para Haddad.

"Eu faço autocrítica ao meu partido. Não relaxamos um segundo na oposição à prefeita Marta Suplicy, coisa que não fizemos depois."

Serra se manteve longe dos holofotes ontem. Ele afirmou a aliados que pretende se isentar do noticiário político pelos próximos dias.

Na ressaca da derrota, tucanos passaram a apontar uma série de eventos que teriam contribuído para o naufrágio na disputa paulistana.

Houve defesa da renovação dos quadros, críticas à aliança com o Gilberto Kassab e ao engajamento tímido de secretários estaduais e dirigentes do PSDB na campanha na capital.

"O partido estava unido com Serra. Falar de renovação é falar do futuro. Não há dúvida de que lançamos o nosso melhor candidato. Não temos que arrumar um culpado para o que aconteceu na capital", afirmou o presidente municipal do PSDB, Julio Semeghini.

O desfecho em São Paulo antecipou as discussões no partido sobre a escolha de dirigentes no próximo ano e as alianças para 2014, quando Geraldo Alckmin deverá disputar a reeleição.

"Essa derrota é dramática para o partido. Parece o que aconteceu em 2003. Nós arrumamos a casa e o Lula surfou como se o PT tivesse feito tudo. Agora, tomamos um 'passa-moleque' na história de São Paulo", disse Walter Feldman (PSDB-SP).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página