Faturamento do setor de franchising cresce 16,2% em 2012
Com crescimento de 16,2% no faturamento no ano passado, o franchising no Brasil cresce há dez anos consecutivos. Desses, oito foram de crescimento de dois dígitos, registrando 20,4% em 2010.
Das marcas que atuam no Brasil, 93% são nacionais. O país ocupa a terceira posição no mundo em número de marcas (atrás de Estados Unidos e China) e é o sexto em quantidade de unidades.
Para Cristina Franco, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias no Brasil se estruturou e por isso aproveita um ciclo virtuoso de crescimento.
Como marco desse movimento, Cristina cita o estabelecimento em lei, em 1994, dos direitos e deveres dos franqueados.
Mais tarde, diz, franqueadores perceberam que deveriam ir além do que estava previsto na lei, para dar maior suporte aos franqueados e fortalecer sua rede.
"O franqueador percebeu que, quanto mais treinamento oferece ao franqueado, mais se fortalecem a gestão, a qualidade de produtos e o atendimento. Assim você está preparado para momentos favoráveis da economia."
O aumento de faturamento pode ser verificado em todos os setores do franchising, com destaque para hotelaria e turismo (97,8%).
Parte desse crescimento se deve à entrada da CVC no modelo de franquias (antes, a empresa utilizava contratos de licenciamento). A seguir, vieram limpeza e conservação (44,5%) e informática e eletrônicos (32,5%).
Dos R$ 103 bilhões de faturamento do franchising em 2012, os setores mais tradicionais concentraram a maior fatia. Em primeiro lugar ficou o de negócios e serviços, com R$ 24,7 bilhões, e alimentação, com R$ 20,5 bilhões.
PLURALIDADE
Por possibilitar um investimento com certa segurança, já que o franqueado conta com uma marca conhecida e suporte técnico no negócio, pessoas com diferentes perfis são candidatas a abrir uma franquia, diz a presidente da ABF.
Entre os perfis está o investidor que pretende aplicar seu dinheiro em uma loja e ter alguém para operar o negócio.
Abrir uma franquia também pode ser interessante para um executivo aposentado, que usa os recursos guardados para começar um novo negócio.
Por fim, diz Cristina, o franchising serve ao jovem que busca seu primeiro trabalho através do empreendedorismo e se beneficia com uma operação já estruturada.
(FO)
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 04/06/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,18% | 121.802 | (17h37) |
Dolar Com. | +0,95% | R$ 5,2858 | (17h00) |
Euro | +0,47% | R$ 5,7323 | (17h31) |