GREVE DOS METROVIÁRIOS
Os metroviários, com motivação política, fizeram greve, trouxeram caos e privaram 4 milhões de paulistanos do direito de ir e vir. Em seguida, com ajuda de dois vereadores, entraram na Justiça para impedir o processo de concessão e perderam. E agora, serão cobrados judicialmente pelos danos à população. E mais: a concessão das linhas obteve sucesso incontestável, com ágio de 185% e valor final de R$ 553 milhões. De quem é o desgaste? É o que buscamos entender.

CARLOS GRAIEB, subsecretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Acredito que os defensores da privatização do Metrô tenham como paradigma a "qualidade" do transporte por ônibus na capital. O serviço funciona sob concessão à iniciativa privada. No caso do Metrô, obras que custaram bilhões ao Estado serão cedidas mediante outorga quase simbólica?

CAETANO BRUGNARO (Piracicaba, SP)

FEBRE AMARELA
É compreensível a preocupação com a febre amarela, mas a maioria dos paulistanos deveria estar mais preocupada com os mosquitos Aedes (dengue, zika, chikungunya) e Culex (filariose). Com essa celeuma, quantos ainda se lembram de checar seus vasos de plantas?

JOSÉ MARCOS THALENBERG, médico (São Paulo, SP)


QUESTÕES PRESIDENCIAIS
Extremamente convincentes as respostas do presidente às indagações da Polícia Federal. Após as mazelas do governo anterior, o país está melhorando aos poucos. Acompanhamos o trabalho sério do atual governo, através do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que não mede esforços por um Brasil melhor. As mudanças devem continuar, devemos refletir e apoiar os benefícios que a reforma da Previdência trará ao país.

PAULO SOARES SENA, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados de São Paulo (São Paulo, SP)


POLARIZAÇÃO
Ao ler as mais recentes bobagens ditas por Gleisi Hoffman e por Jair Bolsonaro, temos a síntese perfeita da polarização idiotizada do Brasil.

MAURICIO HUERTAS, jornalista e secretário de Comunicação do PPS-SP (São Paulo, SP)


Crédito: Samuel Costa - 26.mai.2015/Folhapress Lucro da Caixa cresce com inadimplência menor e redução da provisão para calote de clientes
Agência da Caixa Econômica Federal

CRISE NA CAIXA
Uma empresa centenária, patrimônio brasileiro, achincalhada publicamente pelo tal "presidencialismo de coalizão", em que cargos técnicos são ocupados por partidos políticos. Uma lástima.

IRENALDO QUINTANS (João Pessoa, PB)


Crédito: Mateus Bonomi/Folhapress BRASÍLIA, DF, BRASIL, 16.01.2018, 14h00- ROBERTO-JEFFERSON - O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, durante entrevista exclusiva à Folha de S.Paulo, na sede nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, em Brasília (DF). (Foto: Mateus Bonomi/Folhapress
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, durante entrevista realizada em Brasília

COLUNISTAS
Roberto Jefferson fez a parte fácil ao propor a extinção da JT. Mas riscou longe da parte difícil, de garantir que não haverá resultados ainda piores. É fato que o Judiciário se mostra pouco eficiente e que encontrar respostas para seu sistema é imprescindível, entretanto, elas não estão na permissividade das regras ou na extinção da JT.

GUILHERME RABELO (Foz do Iguaçu, PR)

Tem quem diga que Trump pensa como uma criança de oito anos. Dou total razão para Ruy Castro. Seria mais prudente e honesto respeitar a inteligência de crianças que mesmo antes dos oito já revelavam talento incomum. E também a pureza delas, tão bem retratada no poema de Casimiro de Abreu: "Oh! Que saudades que tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais!"

HUMBERTO MENDES (São Paulo, SP)

Roberto Dias, parabéns. Você lavou a alma dos amantes do futebol. É lamentável como o brasileiro esquece com tanta rapidez de seus ídolos. Sua homenagem a um dos maiores jogadores do mundo foi brilhante. Os clubes pelos quais ele passou deveriam fazê-lo, mas infelizmente nossos dirigentes do futebol só pensam naquilo. Veja o que está acontecendo com Marin e companhia.

ANTENOR BAPTISTA, advogado (São Paulo, SP)


Crédito: Christophe Simon/AFP Paris Saint-Germain's Brazilian forward Neymar celebrates scoring his team's fifth goal during the French L1 football match between Paris Saint-Germain and Dijon on January 17, 2018 at the Parc des Princes stadium in Paris. / AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Neymar comemora seu terceiro gol contra o Dijon, na última quarta (17)

NEYMAR
A conduta do jogador brasileiro é reprovável. Onde ficam a humildade, a camaradagem e o apoio aos demais integrantes do elenco? Que diferença faria um gol a menos em seu objetivo de tornar-se o melhor jogador do mundo? Não pode reclamar das vaias da torcida. Foram merecidas.

NESTOR PEREIRA (Guarapari, ES)

Perdoem-me os que pensam diferente, mas o que o jogador Neymar vem sofrendo no Paris Saint-Germain é puro preconceito.

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

ATLETAS TRANSEXUAIS
Já pensou se começar a aparecer lutador de MMA transexual pra lutar no MMA feminino? Uma coisa é querer ter direitos, outra é saber que tem vantagens. As mulheres podem se equiparar e superar os homens intelectualmente. Fisicamente, não é impossível, mas é incomum. A questão hormonal é uma vantagem clara. Mesmo com a regra que obriga a manter um limite, os exames são feitos somente duas vezes ao ano. É o mesmo que um "doping natural".

ADEMIR AMARAL (São Paulo, SP)

Critérios mais rigorosos podem melhorar e equalizar a regra. A jogadora conquistou esse direito e é merecedora.

FREDERICO OLIVEIRA (Suzano, SP)


PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.