Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

25/02/2012 - 12h18

População se torna impotente diante da violência no país, reflete leitor

LEITOR BENEDITO RODRIGUES DA COSTA
DE CAMPO GRANDE (MS)

A violência no Brasil atinge um alto índice. A sociedade parece ter aceitado essa situação e se coloca entre um misto de comodismo e ceticismo. De repente, todo cidadão, mesmo aquele que vive em cidades interioranas --outrora muito tranquilas-- hoje, vive aprisionado, com grades protetoras e cercas elétricas acompanhando a crítica especializada em notícias policiais que, diariamente, informa a população sobre um furto, um roubo, um latrocínio ou um assalto a banco.

Compare a evolução dos crimes em SP
Empresário flagra assaltantes, briga com dois e detém um em SP
Governo federal vai padronizar dados sobre violência
SP cortou quase um terço dos gastos com segurança em 2010, diz ONG

A polícia age na tentativa de prender osmeliantes, mas nem sempre com sucesso. Com isso, já se tornou uma rotina, ou seja, o povo perdeu o senso de reação, de indignação, e se tornou impotente.

A vida dos cidadãos está na dependência direta das ações de bandidos que, destituídos de qualquer sentimento de civilidade, praticam todo o tipo de violência.

Zanone Fraissat-30.set.2011/Folhapress
Arma usada por grupo de assaltantes contra Polícia Militar em São Paulo
Arma usada por grupo de assaltantes contra Polícia Militar em São Paulo, em 2011

Não importa a idade da vítima que, mesmo sem reagir, recebe a sentença de morte. Pasmem, invariavelmente um menor está envolvido nesses hediondos atos. Esse estado de violência já se transformou em epidemia.

Creio que não se trata de adoção de leis mais rígidas, mas sim, de atitudes firmes e de duras práticas pelo aparelho de segurança.

A polícia não deve se importar com a hipocrisia dos defensores de plantão que só entenderão essa triste realidade nacional quando um familiar deles for atingido pela monstruosidade desses delinquentes. Estes não merecem estar convivendo dentro de uma sociedade que apenas quer e deseja viver em tranquilidade.

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página