Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
22/05/2009 - 02h30

Emissões, Moraes e Moreira, Nina Horta, Unesco, Nobel de Cinismo

da Folha Online

Emissões

"Finalmente a nação mais consumista do planeta parece que abriu o olho e tomou visão do futuro. Como grande líder mundial, achei muito importante a decisão de Obama de exigir a diminuição de CO2 de carros.
Isso mostra que estão preocupados com o futuro do planeta e faz com que outros países venham pelo mesmo caminho. Deixar de obter lucro agora para obter um lucro mais valioso futuramente: o poder de respirar tranquilamente."

KARISTON SOUZA (Nova Odessa, SP)

-

Moraes e Moreira

"Com os devidos pedidos de desculpas ao bom e velho 'novo baiano' Morais Moreira, fantástico músico brasileiro, no Congresso temos uma versão, digamos, desafinada de seu nome. Duplamente desafinada, diga-se de passagem: são os parceiros (ou seriam comparsas?) Moraes e Moreira, que se apresentam esporadicamente (e decadentemente) no anfiteatro maior, mais conhecido como Câmara Federal.
O primeiro atende pelo nome Sérgio e não se lixa nem para a própria cara de pau, agradecendo agora a imprensa pela farta exposição que teve graças à sua irrefreável verborragia.
O segundo atende pelo nome Edmar, ou pela alcunha 'deputado castelão'. Assim como o anterior e tantos outros, também se lixa para a opinião pública, até porque sua especialidade é o privado, ou o público imoralmente servindo ao privado, ou tudo junto e misturado etc. etc. No caso dele, quanto mais truncada essa mistura, melhor e mais segura, já que segurança é o seu forte. Seu forte, não, seu castelo.
Os dois se afinam, pois se equivalem e se merecem e, mesmo assim, seguem desafinando juntos: na mesma ocasião, um era o riso de deboche; o outro, o choro do cinismo.
Acima de tudo, é preciso ter estômago!"

HEITOR DINIZ (Belo Horizonte, MG)

-

Nina Horta

"O melhor texto da Folha não está na contracapa da Ilustrada, e sim na seção 'Comida'. Nela, toda semana, Nina Horta dá um show de como escrever bem e gostoso. A crônica 'As propulsoras do feminismo' é uma verdadeira joia, digna de ser selecionada para constar de uma dessas coletâneas de '100 mais'. Nina publicou há alguns anos um livro sobre sua especialidade, a culinária, mas com tanto talento acho um desperdício ela não pensar em escrever algo de mais peso, talvez um livro de memórias. Fica a sugestão."

WALTER DO CARMO (São Paulo, SP)

-

Unesco

"Não são só os israelenses que estão contra, como argumenta o ministro na reportagem 'Cotado para Unesco, ministro egípcio nega antissemitismo', mas eu também. Como brasileira não judia, mas uma cidadã de direitos e obrigações que vive num país regido por uma Carta Magna, garantidora do Estado democrático de Direito, manifesto minha insurreição quanto ao apoio ao ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosny, que prega valores contrários aos nossos, que são a paz, a tranquilidade e o respeito."

MARLI ALVES PINTO (São Paulo, SP)

*

"Como é triste ver que o governo brasileiro consegue trabalhar contra o próprio país! É impressionante o poder que o Itamaraty possui de andar na contramão da sensatez! É tanta estupidez! O que mais teremos que aguentar até as eleições de 2010?"

LARA APARECIDA BERTONCELLO (Campinas, SP)

-

Nobel do Cinismo

"Parabéns a Clóvis Rossi pelo excelente artigo 'E o Nobel do Cinismo vai para...' ( Opinião, 25/4). Quanto à subscrição para a aquisição de uma casinha para o pobre deputado Domingos Dutra, conte comigo. Posso doar o valor do reajuste da minha aposentadoria, que é de R$ 54."

LUZIA FONTES (São Paulo, SP)

-

Direitos humanos

"Quero parabenizar o professor Arnaldo Niskier pelo artigo 'Direitos humanos não estão escritos nas estrelas' ('Tendências/Debates', 11/5). Participei da Segunda Guerra como pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Itália, sentindo de perto o sofrimento do povo italiano quando se pronunciava a palavra Holocausto. Possuo uma revista da época intitulada 'Jamais esqueceremos' com diversas fotos do campo de concentração mostrando a bestialidade nazista. Mais uma vez, parabéns professor."

ORLANDO DONADIO (São Paulo, SP)

-

Petrobras

"Os 'nacionalistas' que defendem tanto a Petrobras que me desculpem, mas, como contribuinte brasileiro, que paga uma das gasolinas mais caras do mundo, que tem de respirar o pior óleo diesel do mundo, para que quero um 'patrimônio' em que alguns ganham muito em detrimento de tantos? O que deveria ser a favor do povo brasileiro é um monopólio que em nada me favorece."

FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página