Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
10/03/2011 - 02h30

Política, religião, Carnaval e impostos

DE SÃO PAULO

Nizan Guanaes

Brilhante o artigo de Nizan Guanaes "Júnior", publicado pela Folha (Mercado, 8/3). Ri muito lendo seus sentimentos de pai-avô "esculhambado" pelos filhos, que o apelidaram de Júnior. Todos os pais deveriam lê-lo e ouvir mais seus filhos.
Compartilho com Nizan os mesmos sentimentos e algumas dores físicas advindas da meia-idade. E meu único filho, como bem Nizan disse, é ar puro "entrando pela janela". Assim como o publicitário, também nasci em maio de 1958, "e não há quem seja de 58 que não precise de uma boa reforma".
Já tinha o costume de rir de mim mesmo, mas nada como uma criança ou adolescentes, como minhas sobrinhas, para deixar mais evidente que ser pai não é só ensinar, é também aprender.

GEORGE ALONSO (Santana de Parnaíba, SP)

-

Erundina

Quem é o sr. Márcio França para falar de Luiza Erundina? Ele diz que sem puxadores de votos, ela teria ficado de fora nestas eleições (Poder, 9/3). Alguns números então para o sr. França: Luiza Erundina foi a 11ª mais votada no Estado de São Paulo [para a Câmara dos Deputados], com 214.114 votos. Da coligação PSB/PSL, apenas Gabriel Chalita teve mais votos. O sr. França ficou em 20º lugar. Quem ficaria de fora? No município de São Paulo, Luiza Erundina teve 178.003 votos, ficando em terceiro lugar, com menos votos apenas que Tiririca e Paulo Maluf.

MAURO ZILBOVICIUS (São Paulo, SP)

-

Campanha da Fraternidade

Em pleno século 21, intriga-me o exclusivismo difundido por dom Dimas Lara Barbosa em seu texto "Em defesa da vida no planeta Terra" (Opinião, 9/3), em que ele afirma: "A Igreja não se opõe ao desenvolvimento, desde que respeite a natureza". É preciso que o catolicismo romano expresse mais respeito com as outras vertentes cristãs presentes no Brasil, como o protestantismo e a Igreja Ortodoxa.
Ao dizer "a Igreja", o texto pressupõe exclusivismo e ignora as demais vertentes cristãs presentes desde há muitos séculos no Brasil, trazendo as boas-novas da fé salvadora em Jesus Cristo.

JANIO CIRITELLI, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (Santa Fé do Sul, SP)

-

É muito bom saber que a Igreja Católica está empenhada na conservação da vida no planeta. O autor do artigo "Em defesa da vida no planeta Terra" (Opinião, 9/3), um teólogo, mais parece um ambientalista falando sobre a natureza e a necessidade de sua preservação.

JOSÉ CLÁUDIO HOFLING, diretor da ONG ambientalista Jaguatibaia APA (Campinas, SP)

-

Carnaval

Lamentável o desfile da escola de samba Beija-Flor, incluindo esculturas de Jesus Cristo e da Virgem Maria no meio do desbunde, num acinte à comunidade cristã. Nem mesmo a tradicional irreverência carioca pode tolerar a exposição da imagem de Deus, sucedendo outras preciosidades, como "Esta Noite Levarei sua Alma" e o agitar frenético de bacantes seminuas. Tudo tem um limite!

ARSONVAL MAZZUCCO MUNIZ (São Paulo, SP)

-

Políticos

A reclamação de Tarso Genro, comentada por Fernando Rodrigues ("A banalização do mal", Opinião, 9/3), não procede, pois não há na memória, nem do mais astuto dos jornalistas, em que momento os políticos em geral, com raríssimas exceções, desconstroem sua própria imagem --que hoje, com justiça, é um das piores em qualquer pesquisa, e ainda falta muito a descobrir por debaixo do tapete.

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

-

Impostos

Não é superficial nem confusa a posição de Vladimir Safatle, como afirma o leitor Valmir de Costa (Opinião, 9/3), sob a estreita ligação entre a política tributária e o custeio da educação. Esta, que deve ser vista na acepção mais ampla de cultura, deveria ser contrapartida efetiva da nossa elevada carga tributária, por meio da qualidade das escolas públicas, o que dispensaria qualquer "complemento" por instituições privadas. Já vivemos esse bom momento, de modo que não se trata de nenhuma utopia.

AMADEU ROBERTO GARRIDO DE PAULO (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página