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João Doria começará ataques a Haddad na propaganda eleitoral da televisão

Reprodução
Propaganda do candidato à prefeitura de São Paulo, João Doria (PSDB),
Propaganda do candidato à prefeitura de São Paulo, João Doria (PSDB),

João Doria, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, usará seus próximos programas eleitorais para marcar posição antipetista na corrida eleitoral paulistana.

Com os filmes, que começam a ser exibidos neste sábado (3), a coordenação da campanha pretende mostrar que o tucano não aprova "o jeito petista de governar".

De acordo com integrantes da comunicação de Doria, o recado não é direcionado apenas ao prefeito Fernando Haddad, do PT, mas também às ex-petistas Marta Suplicy, hoje no PMDB, e Luiza Erundina, no PSOL.

Campanha Doria

Os filmes fazem críticas diretas às principais bandeiras da campanha de Haddad, entre as quais a abertura de novas creches na cidade.

Criados pelo publicitário Átila Francucci, braço direito do marqueteiro do tucano, Lula Guimarães, os programas são uma paródia dos comerciais do Posto Ipiranga, popularizados pelo bordão "pergunta lá".

Em uma das peças de 30 segundos, uma mulher aborda um vendedor de cestos de vime, e pergunta:

"Moço, sabe onde encontro UBS sem fila, hospital limpinho e médico especialista por aqui?".

Ele, como nos comerciais do Posto Ipiranga, pensa durante alguns segundos e responde: "Lá na propaganda do PT."

O diálogo segue com ela perguntando "e ônibus vazio, com wi-fi?"; "e creche, muita creche?", e ele respondendo "propaganda do PT".

Doria surge no fim do filme com um sorriso debochado, dizendo que "na propaganda do PT tudo funciona, mas você não vive na propaganda do PT, não é?"

Em outra peça, que segue o mesmo modelo, um motorista de um caminhão encosta e pergunta: "Amigo, sabe onde eu encontro gente bem feliz com o prefeito?".

Além da resposta "propaganda do PT", o vendedor também faz um alerta: "Ó, cuidado com o radar".

Campanha Doria

Segundo Francucci, os programas surgiram do que a campanha tem ouvido nas pesquisas qualitativas.

"O eleitor diz exatamente isso: que a cidade da propaganda não é a mesma em que ele mora". Ele disse ter optado pela "crítica a partir do humor" por ser "mais clara e contundente".

Ainda segundo os marqueteiros do tucano, as consultas qualitativas também têm mostrado que, como João Doria ainda é desconhecido por grande parte do eleitorado –de acordo com o Datafolha, o empresário não é conhecido por 50% dos eleitores–, "a população não sabe que apita ele toca", disse Guimarães.

Segundo o Datafolha, Doria e Haddad estão empatados em terceiro lugar. O petista tem 8% e o tucano, 5%.

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