Publicidade
Publicidade
Publicidade

No Recife, prefeito lidera entre pobres, mas é visto como defensor dos ricos

Com 36% das intenções de voto na corrida pela prefeitura do Recife, em empate técnico com o ex-prefeito João Paulo Lima (PT), com 34%, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) tem melhor desempenho entre as fatias mais pobres do eleitorado.

Pesquisa Datafolha mostra que prefeito lidera entre os eleitores com renda familiar de até dois salários-mínimos, com 37% das intenções de voto contra 32% do petista. Também tem a preferência do eleitor com renda entre dois e cinco salários, com 38% a 35%.

Apesar do bom desempenho entre os mais pobres, o prefeito é apontado por 33% dos eleitores como o candidato, que se eleito, defenderá o interesse dos mais ricos.

Divulgação
Geraldo Julio e João Paulo Lima
Os candidatos à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio (esq.), do PSB, e João Paulo Lima, do PT

O petista João Paulo tem melhor desempenho nas faixas de classe média e lidera com 38% a 26% entre os eleitores com renda entre cinco de dez salários-mínimos.

Apesar de não liderar entre os eleitores com menor renda, é apontado por 39% como o candidato que, se eleito, defenderá entre os mais pobres.

Além do bom desempenho na classe média, João Paulo também vai bem entre os eleitores mais escolarizados —tem 36% contra 31% do prefeito entre os eleitores com ensino superior— e entre os mais velho, liderando entre só eleitores a partir de 45 anos.

Geraldo Júlio, por outro lado, tem a preferência entre os mais jovens. Lidera com 40% contra 33% do petista entre os eleitores com idade entre 16 e 24 anos.

Seu melhor resultado está na faixa do eleitorado com entre 35 e 24 anos, onde desponta com 44% contra 30% de João Paulo.

INTENÇÕES DE VOTO

A pesquisa Datafolha apontou que Geraldo Júlio e João Paulo cresceram em intenções de voto e se consolidaram na liderança da corrida eleitoral no Recife.

Geraldo Júlio cresceu oito pontos e subiu de 28% para 36%, em comparação com a pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de agosto. João Paulo avançou de 32% para 34%. Ambos estão em situação de empate técnico.

Daniel Coelho (PSDB) aparece em terceiro com 10%. Pricila Krause (DEM) tem 2%, mesmo número de Edilson Silva (PSOL). Carlos Augusto (PV) tem 1%, enquanto Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não pontuaram. Votos branco ou nulo somam 10% e indecisos são 4%.

O Datafolha também fez simulação de segundo turno entre os candidatos Geraldo Júlio e João Paulo. O prefeito do PSB aparece na liderança com 49% das intenções de voto contra 39% do petista.

O levantamento foi realizado no dia 8 de setembro com 816 entrevistas no Recife. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade