Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marta conta com queda de Russomanno para chegar ao segundo turno

Marlene Bergamo - 21.set.2016/Folhapress
PODER ELEIÇOES- Sao Paulo - A candidata a Prefeita, Marta do PMDB, faz campanha em Parelheiros, Zona Sul da cidade. 21/09/2016 - Foto - Marlene Bergamo/Folhapress - 017
A candidata à prefeitura, Marta Suplicy (PMDB), faz campanha em Parelheiros, zona sul de São Paulo

A campanha de Marta Suplicy (PMDB) conta com a queda do adversário Celso Russomanno (PRB) para ir ao segundo turno das eleições à Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a avaliação dos coordenadores da campanha, a tendência é que Marta permaneça estável, enquanto o primeiro colocado, João Doria (PSDB), continue subindo e Russomanno siga caindo.

Segundo a pesquisa Datafolha mais recente, o tucano alcançou 25% das intenções de voto, enquanto Russomanno, que liderava, caiu para 22%. Marta oscilou negativamente para 20%. Os três estão em empate técnico.

A senadora licenciada vai partir para o ataque contra o candidato do PRB, visando desestruturá-lo. Avalia-se internamente que Doria caiu nas graças de eleitores da classe média baixa que gostavam de Russomanno e buscam um candidato novo.

Nesse quadro, Marta poderia se beneficiar indiretamente da migração de votos do deputado para o empresário.

A direção da campanha peemedebista também diz que Marta é forte no segundo turno, porque herdará, na visão deles, o eleitorado de Russomanno na periferia e os votos de paulistanos mais ligados à esquerda, independentemente de contar com o apoio de lideranças partidárias.

Já a situação do deputado federal é tida como mais difícil do que nas eleições passadas, quando ele começou em primeiro lugar, despencou nas pesquisas depois de defender a criação de uma tarifa de ônibus proporcional e terminou fora do segundo turno.

Na ocasião, Russomanno caiu apenas por propostas ruins, segundo a direção da campanha peemedebista. Agora, também pesam contra o deputado reportagens sobre complicações envolvendo suas empresas.

Além disso, existe a expectativa de que um vídeo que circula nas redes sociais, em que Russomanno discute com uma caixa de supermercado durante um programa de TV, poderá comover os mais pobres, que são a base eleitoral do deputado.

Na reta final, Marta deverá ter três ou quatro compromissos por dia. Ela e sua equipe só descansarão na noite de 2 de outubro, data da votação. Membros da campanha, vereadores, militantes peemedebistas e mobilizadores se reuniram na sexta-feira (23) para definir os trabalhos da última semana antes do primeiro turno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade