Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doria só não está à frente nos extremos da cidade, segundo o Datafolha

Ernesto Rodrigues - 6.set.2016/Folhapress
SAO PAULO, SP, 06-09-2016: ELEIÇOES 2016 / EPSECIAL / JOAO DORIA - Entrevista com o candidato João Doria ( PSDB) a prefeitura de Sao Paulo, especial sobre eleições.. (Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress cod.0628-) *** EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, em entrevista

Isolado na liderança na disputa pela Prefeitura de São Paulo segundo a pesquisa Datafolha mais recente, o candidato tucano, João Doria, repete o primeiro lugar em todas as macrorregiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro), segundo o recorte regional do levantamento.

Doria está numericamente à frente de Celso Russomanno (PRB) nas zonas norte e leste (27% a 24% e 25% a 24%, respectivamente) e, nas demais áreas, pela primeira vez lidera de forma isolada.

Doria só deixa de ficar numericamente à frente em alguns locais quando são analisados os dados das sub-regiões: nos extremos da cidade (zonas identificadas pelo Datafolha como sul 2, oeste 2, norte 2 e leste 3), Marta Suplicy (PMDB) e o candidato do PRB melhoram seus índices e empatam com o tucano –ou deixam o empresário para trás.

Na região sul 2, de distritos como Capão Redondo, Parelheiros e Grajaú, há um triplo empate: Doria e Russomanno têm 24% cada um, Marta tem 22%. Na oeste 2 (Jaguaré, Raposo Tavares, Rio Pequeno), Russomanno vence, com 33%, contra 28% do tucano.

O deputado federal do PRB repete o quadro na zona norte 2 (de bairros como Anhanguera, Freguesia do Ó, Perus e Pirituba), em que marca 26%, contra 24% de Doria.

Na zona leste 3 (Cidade Tiradentes, Guaianazes, São Mateus), Russomanno tem 25%, contra 21% da peemedebista e 17% de Doria –o pior desempenho do tucano.

Intenção de voto para prefeito de São Paulo - Por região da cidade, em %

CRESCIMENTO

Em relação ao levantamento anterior do Datafolha, do dia 21 de setembro, João Doria cresceu em todas as regiões e conseguiu superar Russomanno e Marta em alguns locais.

Ainda que o tucano estivesse numericamente à frente na pesquisa global, o deputado do PRB mantinha-se à frente nas zonas norte (com 24%, contra 23% de Doria) e leste (29% a 23%), e Marta Suplicy (PMDB) liderava na zona sul (com 26% dos votos, contra 25% de Doria e 17% de Russomanno).

Na zona oeste, o empresário subiu 10 pontos percentuais –ele já liderava com folga e, em votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), já soma 53%. Na região norte, Doria subiu 4 pontos; na leste, 2, mesmo índice da região central, e na sul, 7 pontos.

Nesta área, por sua vez, Marta passou de 26% para 19% das intenções.

Além da região oeste (em que tem 45% contra 17% de Russomanno, o segundo colocado), a vantagem de Doria também é grande no centro: tem 37%, contra 14% do parlamentar.

Entre as duas pesquisas, Doria só perdeu votos na sub-região leste 1 (onde ficam distritos como Belém, Mooca e Tatuapé), na qual caiu 11 pontos –compensados pelos 12 pontos que cresceu na leste 2 (Aricanduva, Itaquera e Penha).

MARTA E HADDAD

Na pesquisa global, Marta deixou de empatar tecnicamente na primeira posição com Doria e Russomanno e passou à mesma situação com o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), no terceiro lugar (ela tem 15%, contra 20% do levantamento do dia 21, e ele oscilou de 10% para 11%).

A análise regional mostra que a peemedebista despencou em ao menos três extremos da cidade: na sub-região oeste 2, passou de 17% das intenções de voto para 5% –numericamente atrás de Haddad, que tem 8%, e com a mesma marca de Luiza Erundina (PSOL). No local, Doria subiu de 13% para 28%.

Na sul 2, Marta foi de 33% para 22% (o tucano e Russomanno cresceram); na norte 1, a senadora licenciada caiu de 16% para 7% (a taxa que mais subiu no local, 4 pontos, foi a de indecisos).

Haddad, por sua vez, ancora seu desempenho em sub-regiões mais nobres da cidade: ele alcança seus maiores índices na zona sul 1 (distritos de Campo Belo, Ipiranga, Moema, Vila Mariana; 15% das intenções de voto) e oeste 1 (Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Morumbi, Lapa; tem 12%).

Em ambas, o petista está numericamente em segundo lugar, à frente de Russomanno e de Marta.

Folhapress
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade