Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mobilidade urbana domina debate entre vereadores na Folha

Marcus Leoni/Folhapress
SAO PAULO, 27.09.16 19h. Debate de candidatos a reeleicao para vereadores em Sao Paulo no auditório da sede da Folha de Sao Paulo. Eduardo Tuma (PSDB), Jose Police Neto (PSD), Raul Juste Lores (Folha), Paulo Fiorino (PT), Paulo Franze (PTB), Ricardo Nunes (PMDB). PODER ***EXCLUSIVO FOLHA***
Da esquerda para a direita, Eduardo Tuma (PSDB), José Police Neto (PSD), Raul Juste Lores (Folha), Paulo Fiorino (PT), Paulo Franze (PTB) e Ricardo Nunes (PMDB)

A mobilidade urbana foi o assunto central do debate promovido pela Folha nesta terça-feira (27) entre vereadores que tentam a reeleição em São Paulo. As soluções para o tema passaram pelo uso da carona compartilhada ao transporte hidroviário.

Participaram do evento Eduardo Tuma (PSDB), José Police Neto (PSD), Paulo Fiorilo (PT), Paulo Frange (PTB) e Ricardo Nunes (PMDB).

Assista

Para Fiorilo, o principal problema é que o transporte de trilhos está "muito aquém" do que a cidade precisa. "O governo do Estado precisa contribuir com a parte dele."

Nunes destacou a possibilidade de usar o transporte hidroviário e ressaltou que é fundamental que o emprego seja próximo da moradia. Frange afirmou que é importante pensar também nas dificuldades dos idosos e deficientes.

Police defendeu o uso da carona compartilhada por meio do uso de aplicativos. "Os carros representam 80% dos congestionamentos. Precisamos colocar mais pessoas nos carros em circulação."

Tuma disse que criou um projeto de lei para incentivar o uso da bicicleta, que garantiria créditos para utilizar no transporte coletivo.

REDUÇÃO DE VELOCIDADE

Os candidatos discordaram sobre a redução dos limites de velocidade nas marginais, instituída pelo atual prefeito Fernando Haddad (PT), e a aplicação de multas.

Para Tuma, a gestão tem utilizado as multas como "forma de arrecadação", por meio, inclusive, de "radares escondidos". O tucano se posicionou contra a redução da velocidade. "Acredito que não há correlação com a diminuição do número de acidentes."

Nunes alinhou-se a Tuma, dizendo que os dados de redução de mortes são questionáveis, já que estados que mantiveram a velocidade também teriam apresentado menor número de óbitos.

Do outro lado, Fiorilo afirmou que "não existe indústria da multa, existe indústria da morte" e que "fiscalizar é fundamental para que as pessoas cumpram os limites". Frange disse que é a favor da vida, que "deve ser preservada acima de tudo".

Police, por sua vez, defendeu que a cidade "vai pagar caro" pela forma "ideológica" pela qual a eleição tratou o assunto. "Esse tema não comporta achismo. O mundo já convencionou que a redução não só salva, mas evita acidentes."

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

José Police Neto (PSD)

José Police Neto, 43, está em seu terceiro mandato como vereador na cidade de São Paulo. Foi presidente da Câmara em 2011, reeleito em 2012. É pesquisador social e cursou ciências sociais na Universidade Federal de São Carlos. Coordenou a campanha de Mário Covas e de Geraldo Alckmin ao governo do Estado de São Paulo. Assumiu o cargo de vereador pela primeira vez em 2005. Atua com temas ligados ao desenvolvimento urbanístico na cidade de São Paulo.

Eduardo Tuma (PSDB)

Eduardo Tuma, 35, é pós-doutorando em direito pela Universidade Sorbonne e professor doutor da faculdade FMU/SP. Graduado em direito e em teologia, possui extensão universitária pela Universidade de Harvard. É especialista em Direito Tributário, mestre em Direito do Estado e doutor em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Paulistano, atuou como assessor técnico parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo até ser eleito para o seu primeiro mandato como vereador de São Paulo, em 2012. Desenvolve trabalhos na área de assistência social e recuperação de dependentes químicos junto a entidades do 3º setor, principalmente igrejas.

Paulo Fiorilo (PT)

Paulo Fiorilo, 52, é formado em filosofia, mestre em ciências políticas pela PUC-SP e professor da rede municipal de ensino. Atuou como chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo por 14 anos e chefiou o gabinete da prefeita Marta Suplicy em 2003. Entre 2005 e 2008, Fiorilo exerceu seu primeiro mandato de vereador em São Paulo e presidiu o PT da capital, quando coordenou a campanha de Lula à presidência do Brasil. Atua na Câmara Municipal na defesa do governo do prefeito Fernando Haddad e trabalha pelo desenvolvimento regional, especialmente em bairros da periferia.

Paulo Frange (PTB)

Paulo Frange, 64, é médico cardiologista formado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. É membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. É vereador em São Paulo desde 1997 e está no seu quinto mandado. Já ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal e presidiu a Comissão de Saúde, Finanças e Orçamento e Comissão de Política Urbana. É autor da lei que instituiu a Virada da Saúde na cidade e da lei que libera os médicos do rodízio municipal de veículos.

Ricardo Nunes (PMDB)

Ricardo Nunes, 48, é empresário, fundador da empresa Nikkey, que hoje possui diversas filiais. Foi presidente da AESUL (Associação Empresarial da Região Sul) e fundou a ADESP (Associação das Empresas Controladoras de Pragas do Estado de São Paulo) e a ABRAFIT (Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário e Quarentenário). Está em seu primeiro mandato como vereador e é líder do PMDB na Câmara Municipal de São Paulo. É voluntário em entidades sem fins lucrativos como a SOBEI (Associação Beneficente de Interlagos), que atende mais de quatro mil crianças na região sul da cidade.

PRIMEIRO DEBATE

Na segunda, a Folha realizou um debate com candidatos a vereador que concorrem pela primeira vez ao cargo. Compareceram ao evento a estudante Carol Protesto (PT); o administrador Daniel Annenberg (PSDB), ex-presidente do Detran-SP; a arquiteta e urbanista Agnes Helena (Novo); Luiza Eluf (PSD), advogada e procuradora de Justiça aposentada; e o ativista digital Pedro Markun (Rede).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade