Publicidade
Publicidade
Publicidade

PSDB busca hegemonia nas eleições no interior de São Paulo

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 02-10-2016: Joao Doria (PSDB) eh eleito prefeito de SP no primeito turno e faz discurso e comemora no comite do partido no bairro Planalto Paulista ao lado do Governador Geraldo ALckmin e Bruno Covas (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, PODER).
O governador tucano Geraldo Alckmin comemora a vitória de João Doria na capital; partido quer se consolidar no interior

Partido que mais venceu no Estado de São Paulo, o PSDB disputa o segundo turno em três cidades do interior e do litoral e depende de uma decisão judicial para ampliar seu número de prefeituras.

Em seis municípios em que a eleição não se decidiu no início do mês –Ribeirão Preto, Sorocaba, Franca, Bauru, Guarujá e Jundiaí–, o partido passou para a segunda etapa em três.

Nas 28 localidades com mais de 200 mil eleitores no Estado –e que estavam aptas a levar a disputa ao segundo turno–, os tucanos elegeram prefeitos já no primeiro turno em nove.

Em Taubaté, há um impasse na Justiça: o mais votado no primeiro turno foi Ortiz Junior, do PSDB, que tenta a reeleição e tem 13 partidos na coligação, mas sua candidatura está indeferida e o resultado foi suspenso pela Justiça. Ele recorreu.

Ortiz foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral em agosto deste ano por abuso dos poderes político e econômico, acusado de irregularidades na campanha eleitoral de 2012.

Se conseguir reverter a decisão e ter os votos validados, a disputa já terá acabado no primeiro turno, pois o atual prefeito teve mais de 50% dos votos válidos.

Enquanto venceu há quatro anos em Sorocaba, Franca e Taubaté, o PSDB disputa o segundo turno agora em Ribeirão, Franca e Jundiaí.

OUTROS PARTIDOS

O PSDB venceu no primeiro turno em 164 municípios –equivalente a 25% do total.

Já o PMDB, que elegeu prefeitos em duas dessas sete cidades em 2012 (Bauru e Guarujá), teve o segundo mais votado em Taubaté –excetuando-se os votos de Ortiz– e está na dependência da decisão da Justiça sobre a disputa local, que pode, inclusive, determinar uma nova eleição.

O PSD, que venceu em Ribeirão Preto em 2012, agora saiu na frente no primeiro turno em Bauru, com Clodoaldo Gazzetta, que enfrentará Raul Gonçalves Paula (PV) no segundo turno.

Pode até chegar a duas vitórias nesse grupo de cidades, caso Pedro Bigardi obtenha a reeleição em Jundiaí e derrote o tucano Luiz Fernando Machado no segundo turno. Em 2012, Bigardi foi eleito pelo PC do B.

O DEM está no segundo turno em dois desses municípios –Sorocaba, onde virou o turno em primeiro, e Franca, onde obteve a segunda posição. PPS, PDT, PSOL e PSB têm um candidato cada no turno final.

No próximo dia 30, haverá segundo turno em 18 capitais e em outras 37 cidades de 11 Estados. Em São Paulo, são 14 cidades nessa situação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade