Publicidade
Publicidade
Publicidade

Supremo suspende direito de resposta de Crivella na 'Veja'

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki suspendeu nesta sexta-feira (28) a decisão da Justiça Eleitoral do Rio que concedia direito de resposta ao senador Marcelo Crivella (PRB) contra a revista "Veja".

O direito de resposta havia sido concedido na quinta-feira (27) pelo juiz de fiscalização eleitoral do Rio, Marcello Rubioli.

Zavascki diz em sua decisão que a sentença de Rubioli "restringiu a atividade jornalística". Para o ministro, "a ordem de retirada de conteúdo jornalístico tem caráter de censura estatal".

Na manhã desta sexta, Rubioli já havia anulado a própria sentença por não ter notificado a revista para defender-se na representação da campanha do PRB. Ele comunicou o jurídico de outro veículo de comunicação.

Na mesma sentença, porém, ele mantinha o direito de resposta a Crivella. Decisão que foi agora suspensa pelo STF, em liminar.

A "Veja" revelou o caso em que Crivella foi detido durante uma tentativa de recuperar um terreno da Igreja Universal invadido, em 1990.

O magistrado considerou que o senador comprovou não ter sido preso, "mas submetido a jugo de abuso de autoridade do delegado sindicante".

Em entrevista à revista, o senador havia dito que ficou preso numa "cela lotada".

Reprodução
Reprodução de página da revista 'Veja' mostra Marcelo Crivella fichado em 1990
Reprodução de página da revista 'Veja' mostra Marcelo Crivella fichado em 1990
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade