Macron encontra Raoni após derrotas de indígenas no Brasil

Comitiva indígena liderada por cacique kayapó alerta presidente da França sobre ameaças à proteção da floresta e dos povos originários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toulouse (França)

"Estamos atentos ao que nos diz cacique Raoni há 18 dias da Cúpula de Paris para um Novo Pacto Financeiro Global de que o mundo precisa", escreveu numa rede social o presidente da França, Emmanuel Macron, após encontro neste domingo (4) com o cacique Raoni Metuktire, ícone da luta por direitos dos povos indígenas brasileiros.

A Cúpula de Paris para um Novo Pacto Financeiro Global, proposta por Macron, acontece no final de junho na capital francesa e vai discutir modelos de financiamento contra a pobreza e para a proteção da natureza como formas de mitigar ou reverter as mudanças climáticas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar do encontro.

Macron e Raoni se abraçam
O presidente da França, Emmanuel Macron, recebe o líder kayapó cacique Raoni, no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em Paris, para tratarem de preservação das florestas tropicais e respeito aos direitos dos povos indígenas brasileiros - @EmmanuelMacron no Twitter

Raoni representou a população indígena do Brasil na cerimônia de posse de Lula, quando subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do líder eleito para lhe passar a faixa presidencial.

"Preservar as florestas tropicais, garantir o respeito aos direitos dos povos indígenas, esse é o trabalho da sua vida, sua luta pela humanidade", tuitou Macron após a reunião com a liderança brasileira.

O encontro com Raoni aconteceu no Palácio do Eliseu, sede do governo francês em Paris, apenas alguns dias após duas derrotas terem sido impostas ao movimento indígena e ambientalista pelo Congresso brasileiro, sob forte pressão da bancada ruralista.

As medidas podem comprometer ainda mais o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, que o presidente Lula prometeu concluir ainda em 2023, mas que vive uma série de impasses, como condicionantes ambientais requeridas pelos europeus.

Na semana passada, a Câmara e Senado aprovaram a medida provisória da Esplanada dos Ministérios, que esvaziou o Ministério dos Povos Indígenas, liderado por Sonia Guajajara (PSOL), e o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, comandado por Marina Silva (Rede).

A MP retirou do recém-nascido ministério dedicado aos povos originários a prerrogativa de demarcação de terras indígenas, que passou para o âmbito do Ministério da Justiça.

Depois, na mesma semana, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 490, projeto de lei que instituiu o marco temporal para as demarcações de terras indígenas. O projeto foi eleito como prioridade pela bancada ruralista no Congresso Nacional e determina que as terras indígenas devem se restringir às áreas ocupadas pelos povos na data da promulgação da Constituição Federal de 1988.

A tese é ponto central da luta dos movimentos indígenas, que argumentam que, de acordo com a Constituição, esses povos têm direito a seus territórios originais sem os limites de uma data determinada.

As medidas incendiaram os ânimos de ambientalistas, antes apaziguados pelos compromissos assumidos por Lula com a proteção do meio ambiente e dos povos indígenas.

"O cacique Raoni tem muita consciência do que não é bom para a nossa gente, e sabe que o marco temporal é genocídio indígena e desrespeito total à nossa história", afirma Watatakalu Yawalapiti, que integra a comitiva do cacique.

"Sim, nós fizemos o L e não estamos arrependidos de termos feito campanha para o Lula", diz a liderança feminina da Associação Terra Indígena Xingu que é cofundadora da Articulação Nacional de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). "Sabíamos que a luta não pararia porque Lula ganhou, e que o Congresso ainda estaria dominado por ruralistas, que sempre defenderam leis contra os povos indígenas."

Watatakalu conta que a comitiva indígena passou por Portugal, Alemanha, Suíça, Bélgica e França e que cancelou a segunda parte de sua turnê, na Austrália, por causa da aprovação do PL 490. "Vamos voltar para o Brasil por causa disso", conta.

"A gente está conversando com empresas e com governos que compram os produtos do Brasil. A gente está falando que o Brasil desmata, contamina e mata os povos indígenas em nome da produção que é vendida para eles e que, portanto, eles é que terão de dar limites a essa produção", explica.

Para Watatakalu, "a gente precisa mexer no bolso dos ruralistas". "E eles precisam entender que [seus negócios] dependem de outros países e que esses outros países precisam da floresta para manter o ar que respiramos", avalia ela.

"Vamos falar sobre isso com Macron. Queremos apoios concretos. Negociações de comércio precisam mudar e ter regras. A influência dos europeus conta muito no nosso país."

O presidente francês já havia se reunido com Raoni em maio de 2019, quando o convidou para participar da reunião do G7, sob presidência da França, em Biarritz, em agosto do mesmo ano.

O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.