Siga a folha

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Suor de alambique, cachaça foi protagonista em revoltas populares

Conhecida também como parati, vergonha, dengosa ou meu consolo, bebida batizou sua própria rebelião

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O grande Câmara Cascudo define: "É a bebida-do-povo, áspera, rebelada, insubmissa aos ditames do amável paladar [...], atrevendo-se a enfrentar o vinho português soberano [...], é o líquido saudador de Zumbi dos Palmares."

"Prelúdio da Cachaça" é breve mas nos dá muito. Conta, por exemplo, como soldados na Guerra do Paraguai e em Canudos misturavam pólvora à cachaça para ganhar coragem. Ou para ganhar a covardia necessária para o massacre.

Parati, vergonha, dengosa, meu consolo ou suor de alambique, a cachaça batizou sua própria revolta. Aconteceu em 1660. Para favorecer os vinhos do Porto e da Madeira, a coroa portuguesa impunha proibições ou taxas pesadas à produção da caninha. Cerca de 112 alambiqueiros cariocas se insurgiram.

Copo de vidro com cachaça e mel - De Leonidas/AdobeStock

Com apoio popular, tomaram o governo do Rio de Janeiro e convocaram novas eleições. Mas ao fim de cinco meses foram derrotados —e seu líder, degolado. ​

O episódio dá nome a uma peça de Antonio Callado, parte da chamada tetralogia do teatro negro do escritor. Escrita em 1958, traz para a cena um dramaturgo de sucesso, sua mulher —ambos brancos —e um famoso ator negro. Ao fundo, tinindo, um tonel de fina aguardente, presente deste último.

O ator cobra do amigo o prometido papel de protagonista, personagem já esboçado, numa peça que havia ficado por anos na gaveta, com o mesmo nome daquela que estamos vendo ou lendo. Ambrósio se diz cansado de ser "criado, ladrão, bicheiro ou chofer." A cachaça, no "tonel vingativo", é o símbolo da sua revolta.

Era uma homenagem a Grande Otelo e expressão de repúdio à prática do blackface nas primeiras encenações da obra anterior de Callado, "Pedro Mico". Otelo Ambrósio, figura trágica, lembra que Anchieta já fazia teatro e que até hoje não existe "preto protagonista que é crioulo mesmo." Só branco pintado. Sintomaticamente, a peça ficou inédita até 1983.

Chamado por Hélio Pellegrino de "o doce radical", Callado fazia ficção de alta qualidade com alto teor de conscientização social, política e ambiental.

Correspondente estrangeiro, trabalhou em Londres durante a Segunda Guerra e foi à selva queimada de napalm no Vietnã do Norte. Acompanhou de perto as Ligas Camponesas de Francisco Julião, o trabalho de Paulo Freire e a luta pelos direitos indígenas, que descreveu em parte no romance "Quarup".

Foi preso duas vezes na ditadura, uma delas ao lado de Caetano e Gil. E estava em Bogotá, em 1948, quando três balas de pistola impediram a Colômbia de ter seu primeiro presidente de esquerda. Favorito nas pesquisas, o socialista Jorge Eliécer Gaitán foi assassinado quando saía do escritório para encontrar-se com um jovem Fidel Castro e outras lideranças estudantis.

Dizia, com convicção: "Yo no soy un hombre, soy el pueblo". A reação das massas foi imediata, numa das maiores revoltas já vistas neste hemisfério, conhecida como Bogotazo. A repressão se estendeu por anos, com milhares de mortos.

A vitória do ex-guerrilheiro Gustavo Prieto e da advogada Francia Márquez, ex-doméstica de ascendência africana, retoma o projeto de Gaitán, de uma representação autenticamente popular.

Como Dom e Bruno, e de certa forma Callado, Márquez enfrentou a mineração ilegal na Amazônia e a ameaça à sobrevivência das culturas indígenas. Merecem centenas de milhões de brindes. Com a insubmissa cachaça de Zumbi.

PINGA COM MEL

Ingredientes

  • 50 ml de cachaça
  • 20 ml de suco fresco de limão
  • 10 ml de mel com água (proporção de 3:1)

Como fazer

Bata tudo com gelo e coe para um copo gelado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas