Siga a folha

Descrição de chapéu mostra de cinema

Cinemateca retomará exibições gratuitas com mostras sobre cinema nordestino e nouvelle vague

'Nordestern: Bangue-bangue à Brasileira' será iniciada no dia 19 e incluirá filmes feitos desde 1936

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, retomará neste mês a sua programação de mostras gratuitas para o público. A primeira delas, intitulada "Mostra Nordestern: Bangue-bangue à Brasileira", será iniciada no próximo dia 19 e incluirá filmes de cangaço realizados no Nordeste desde 1936.

Fachada da Cinemateca Brasileira, em São Paulo - Danilo Verpa - 20.abr.2013/Folhapress

PIPOCA

Filmes como o documental "Lampeão", de Benjamin Abrahão e Adhemar Bezerra de Albuquerque, "O Cangaceiro", de Lima Barreto, e "Baile Perfumado", de Lirio Ferreira e Paulo Caldas, poderão ser vistos.

PIPOCA 2

Já para o mês de abril será preparada uma mostra em homenagem a Jean-Paul Belmondo, ícone da nouvelle vague que faria 90 anos em 2023. "Acossado" e "O Demônio das Onze Horas" serão alguns dos títulos disponibilizados.

PIPOCA 3

Em junho, por sua vez, haverá exibições em homenagem ao roteirista, diretor e produtor Walter Hugo Khouri, realizadas em parceria com os herdeiros do cineasta. Obras como "Noite Vazia", "O Palácio dos Anjos", "As Filhas do Fogo" e "Eros, o Deus do Amor" serão apresentadas ao público.

INTERCÂMBIO

O Nobel da Paz e presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, foi homenageado com um jantar no restaurante Fuego, em Brasília, na segunda-feira (2). Na ocasião, o mandatário transmitiu um convite a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que visite seu país e discuta temas como a guerra na Ucrânia.

O restaurante, que tem em seu quadro de sócios o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, reuniu autoridades como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e o diplomata Aldemo Garcia, que já atuou como embaixador no Timor Leste.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas