Siga a folha

Schynaider diz querer retribuir para Faustão e namorado apoio que recebeu no transplante da filha

Aos 13 anos, Anne Marie passou por procedimento, o mesmo que o apresentador precisa ser submetido; ela e a mãe querem incentivar doação de órgãos no Brasil

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pouco mais de um ano depois de acompanhar a filha de 13 anos passar por um transplante de coração, a modelo Schynaider Moura volta a viver situação semelhante na família. Mas agora com o sogro, o apresentador Fausto Silva. Com insuficiência cardíaca, Faustão entrou na fila do SUS para um transplante do órgão.

"Que coincidência. Mas é o que eu falo: nada é por acaso", diz ela à coluna.

Modelo Schynaider Moura com a filha - Reprodução/Instagram

Schynaider conta que, quando passou pela situação com a filha Anne Marie, estava no começo do namoro com João Guilherme, que deu a ela um grande suporte. "E agora que está acontecendo com ele, espero poder retribuir tudo o que o João e a família foram para mim quando eu precisei deles: esse suporte, esse carinho, esse amor. Não tenho nem o que falar", diz.

Normalmente discreta sobre a sua vida pessoal, a modelo só decidiu falar publicamente sobre o transplante da filha em 22 de junho passado, quando fez um ano do procedimento. Em vídeo publicado em suas redes sociais, ela salientou a importância da doação de órgãos.

Desde então, Schynaider revela que ela e a filha já vinham pensando em formas de abordar mais o assunto. A notícia de que Faustão precisará ser submetido ao procedimento foi como um "sinal" do quão relevante é debater o tema.

"A gente já estava nesse processo, já gravei vídeos falando sobre a história toda da Anne e foi realmente uma grande coincidência isso estar acontecendo agora com o Fausto", afirma.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos, que, na visão da modelo, ainda é um assunto tabu no Brasil.

"Ela [a Anne] tem esse desejo de querer ajudar as pessoas com base no que ela viveu e para acabar com esse preconceito e, assim, mais pessoas avisarem seus familiares que são doadoras de órgãos", afirma.

A filha de Schynaider recebeu o diagnóstico de miocardiopatia dilatada, condição em que o coração começa a se expandir e vai perdendo as funções lentamente. "Quando descobrimos a doença, o coração dela já estava bem grande, e a indicação era o transplante."

Ser informada de que a adolescente precisaria passar pela cirurgia foi um "choque", relata a modelo. Foram sete meses de internação e quatro meses na fila pelo órgão. No período, Schynaider afirma ter descoberto uma fé inabalável.

"Eu já tinha uma grande conexão com Deus. E, depois dessa experiência, foi o auge da fé, em que você acredita, confia e não deixa o desespero entrar. Eu sabia, dentro de mim, da minha conexão com Deus, que a minha filha ia ficar bem", revela.

Schynaider prefere não entrar em detalhes, mas afirma que ela e Anne Marie já conversaram com o apresentador sobre o tema após ele ter recebido a indicação de que precisará passar pelo transplante.

Ela diz acreditar que a história da filha seja uma influência positiva para João e Faustão, por toda a família ter acompanhado de perto "o antes, o durante e o depois do procedimento e de vê-la tão bem hoje".

"Claro que é uma inspiração. É uma menina nova, guerreira, lutadora, que passou por isso e que tem uma história vitoriosa."


À MESA

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi homenageado em um jantar no Armazém do Campo, que vende produtos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na região central de São Paulo, na semana passada. O evento reuniu parlamentares e líderes de movimentos sociais. O dirigente do MST João Pedro Stedile e o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas