Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Italo Calvino ganha profusão de livros inéditos e edições especiais em seu centenário

Antonio Candido começa a ser editado pela Todavia, que o publica pela primeira vez em ebook para estourar a bolha

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um dos mais relevantes escritores italianos do último século, Italo Calvino completaria cem anos no próximo dia 15 de outubro e sua editora brasileira, a Companhia das Letras, prepara uma profusão de inéditos e reedições.

Começando pelas novidades: já em abril, a editora lança "Um Otimista na América", um relato das viagens do autor aos Estados Unidos, e "A Entrada na Guerra", contos informados pela experiência do garoto Calvino nas brigadas jovens italianas na Segunda Guerra Mundial.

No segundo semestre, sairão um compilado de entrevistas com o escritor chamado "Nasci na América" e a primeira coletânea de contos publicada por ele, aos 26 anos, intitulada "Por Último Vem o Corvo".

Além disso, duas das obras mais populares de Calvino ganharão edições com projeto gráfico especial e posfácios inéditos: "Se um Viajante numa Noite de Inverno" e "Por que Ler os Clássicos", centrais na modesta revolução que Calvino propôs no cânone literário.

Até o fim do ano deve sair também uma edição ilustrada de "Todas as Cosmicômicas", narrativas curtas e divertidas que exploram temas metafísicos, com trabalhos do artista plástico Marcelo Cipis,

Há ainda planos de promover seis audiolivros do escritor —que abrangerão outras obras como "As Cidades Invisíveis" e "O Cavaleiro Inexistente"— e uma série de eventos para discutir o projeto literário do italiano.

Pintura de Eduardo Berliner para a nova edição da Ubu de "O Homem da Areia", novela assustadora de E.T.A. Hoffmann - Eduardo Berliner/Divulgação

VOU APRENDER A LER... E a obra completa de Antonio Candido começa a ser publicada pela Todavia na próxima semana, numa fornada de cinco livros que devem chegar a 17 até o ano que vem. A proposta declarada da editora é tornar as obras do intelectual mais acessíveis, estourando a bolha acadêmica. Pela primeira vez, os livros de Candido serão disponibilizados em forma de ebook e, em livrarias parceiras, terão desconto para estudantes.

...PARA ENSINAR MEUS CAMARADAS Além disso, a editora soltará textos gratuitos e descomplicados de especialistas para explicar a uma nova geração a importância de ler Candido. O professor e tradutor Samuel Titan Jr. escreve sobre "Formação da Literatura Brasileira"; a crítica literária Rita Palmeira, sobre "O Discurso e a Cidade"; o sociólogo Luiz Carlos Jackson, sobre "Os Parceiros do Rio Bonito"; a pesquisadora Ieda Lebensztayn, sobre "Iniciação à Literatura Brasileira"; e a professora Ana Paula Pacheco, sobre "Literatura e Sociedade".

NO ATACADO Falando em acessibilidade, a nova editora Aboio passou a disponibilizar de graça os ebooks de todo o seu catálogo —"Luz dos Monstros", do premiado escritor gaúcho Paulo Scott, "Ervas Daninhas", do gigante chinês Lu Xun, e "Ossada Perpétua", da estreante carioca Anna Kuzminska. O argumento é que o ebook como modelo de negócios "não colou no Brasil", segundo o editor Leopoldo Cavalcante, e a tecnologia é mais útil para aproximar leitores e leitoras do trabalho feito pela casa.

DE NOITE NA CAMA A Macondo publica ainda este mês, pela primeira vez no país, um grande poema erótico de Gertrude Stein, escritora e editora lésbica fundamental para o modernismo americano. "Barriga ao Alto" terá tradução da poeta portuguesa Patrícia Lino, que veio à Flip, em parceria com o editor Otávio Campos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas