Siga a folha

Partido de Merkel sai derrotado de eleição em Hamburgo

Boca de urna mostra também que ultradireitistas da AfD podem ser expulsos do parlamento regional

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Hamburgo | Reuters e AFP

Os eleitores da cidade alemã de Hamburgo puniram os conservadores de Angela Merkel neste domingo (23), empurrando-os para o terceiro lugar, e expulsaram os ultradireitistas da Alternativa para Alemanha (AfD) do parlamento regional, segundo as primeiras pesquisas. 

A CDU (Conservadores Democratas Cristão), que busca um líder e uma linha consistente depois que a sucessora de Merkel renunciou em meados de fevereiro, teve cerca de 11% dos votos, em comparação com os 15,9% da última eleição em 2015, segundo a rede pública ARD.

Foi o segundo pior resultado de todos os tempos para o partido conservador, depois dos 9% que obteve em 1951 na cidade-estado de Bremen.

Ciclista passa por cartazes de campanha eleitoral em Hamburgo - Patrik Stollarz/AFP

Os social-democratas, que perdem fôlego em todo o país, ficaram com 37,5% dos votos. Foi uma queda de cerca de 7 pontos em relação a 2015, mas ainda é o partido mais forte de Hamburgo, tradicionalmente um reduto de centro-esquerda.

Depois deles vieram os verdes, que passaram de 12,3% para mais de 25% dos votos, refletindo a onda ambiental que percorre o país desde as eleições europeias de maio de 2019, com a preocupação com o clima como pano de fundo.

A grande derrotada foi a AfD, que, segundo as pesquisas, ficou abaixo dos 5% necessários para entrar na Câmara regional, o que significaria deixar o parlamento regional depois de se estabelecer em 2014 em 16 assembleias de todo o país.

"Os nazistas saíram", gritaram simpatizantes dos social-democratas e dos verdes enquanto comemoravam na cidade do norte da Alemanha

"Para nós na CDU, este é um resultado amargo nas eleições", disse o primeiro-ministro da sigla no estado de Schleswig Holstein, Daniel Guenther.

A votação na próspera Hamburgo, embora não seja muito representativa para o país como um todo, com seus 1,3 milhão de eleitores com mais de 16 anos e que geralmente votam na centro-esquerda, ocorre em meio à crise de identidade do partido de Merkel.

Chanceler por quase 15 anos, ela disse que não concorrerá novamente nas próximas eleições federais, previstas para outubro de 2021.

Há duas semanas, a líder da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, que vinha sendo preparada para suceder a chanceler, anunciou que ficaria de fora do pleito. A CDU planeja anunciar um candidato a essa sucessão na segunda-feira.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas