Siga a folha

Descrição de chapéu
Jaqueline De Grandi

O jornal e sua importância na escola

Bem informado, estudante se sente inserido e parte ativa da sociedade

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jaqueline De Grandi

Pedagoga e jornalista, é coordenadora pedagógica no jornal Joca, publicação para crianças e adolescentes

"Vocês foram até o Sol para saber como ele é e escrever uma notícia?"

Fui recebida com esta pergunta pelos alunos do 4º ano de uma escola municipal de Boa Vista, Roraima. A autora da questão se referia à matéria que tinha lido sobre o Sol, publicada em um jornal especializado em levar notícias para o público infantojuvenil. Vários outros questionamentos vieram depois desse. Os estudantes queriam saber como se faz um jornal, como é impresso e onde os jornalistas buscam as informações, além de comentarem sobre as seções que mais gostavam e as notícias que tinham lido em casa com suas famílias.

Esse bate-papo com os alunos aconteceu durante a visita que fiz à capital de Roraima para realizar uma formação de professores da rede municipal de ensino. O assunto foi sobre como potencializar o uso do jornal na escola.

Mas qual é a importância de se trabalhar com o jornal na sala de aula?

Por ser um portador de texto que traz informações sobre as atualidades por meio de diferentes gêneros da esfera jornalística, podemos considerar o jornal como janelas, sejam elas de papel ou virtuais. Através delas o leitor pode ultrapassar os muros da escola e entrar em contato com o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

E o jornalismo voltado para o público infantojuvenil, ao utilizar linguagem adequada para essa faixa etária, traz grande contribuição, pois garante o entendimento e o contexto do que está acontecendo, levando o jovem leitor a compreender a sociedade ao seu redor. Os estudantes de Boa Vista, por exemplo, por meio de notícias sobre a atual realidade da Venezuela e dos refugiados e migrantes, ganham a oportunidade de compreender melhor a vida de colegas que podem estar na mesma turma que eles.

Quando tem a chance de se informar por meio de um veículo de imprensa adequado, a criança se sente inserida na situação, percebe que as notícias também são produzidas para ela —o que, por consequência, proporciona que se veja como parte integrante e ativa da sociedade. É o que os educadores promovem ao realizar frequentemente rodas de leitura e comentários sobre as matérias com linguagem adequada ao público infantojuvenil ou quando elaboram a produção do jornal da turma tendo como referência as leituras jornalísticas realizadas.

De acordo com a pesquisadora Délia Lerner, precisamos ensinar os alunos a ler e a escrever os gêneros textuais reais da mesma forma como fazem os leitores e escritores adultos ou do mundo fora da escola.

Além disso, saber que estão produzindo um texto que não ficará esquecido dentre as páginas de um caderno e que poderá ser lido por muitas pessoas, e não apenas pelo professor, torna o trabalho muito mais significativo e envolvente. É a realidade trazida pela leitura de notícias, na ponte que o jornal cria entre a escola e a mundo.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas