Siga a folha

Leitores elogiam campanha de jornais contra coronavírus

Para leitor, cartunista Laerte não tem mais graça

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Coronavírus
Recebemos diariamente em casa a Folha e, na capa da edição desta segunda-feira (23), vimos a campanha #imprensacontraovirus. Na verdade, o correto seria #todosunidoscontraovirus. Essa luta é de todos, e as informações têm sido passadas de forma exemplar pelo governo e pela excelente equipe do Ministério da Saúde, do ministro Mandetta, que com muita responsabilidade tem feito um ótimo trabalho.
Marco Antonio Cardoso de Andrade (Lorena, SP)

Campanha da ANJ contra a contaminação do vírus corona publicado em jornais nesta segunda-feira (23) - Sérgio Davila/Folhapress



Parabéns à Folha de S.Paulo pelo trabalho realizado sobre a pandemia do coronavírus e por sua participação no projeto capas unificadas --"Juntos vamos derrotar o vírus". No momento em que Jair Bolsonaro age de maneira irresponsável, a imprensa séria cumpre o seu papel social.
Ricardo Osman Gomes Aguiar (São Paulo, SP)

Quando se tem um presidente que dá mostras diárias de sua ignorância, permite-se que pessoas defendam que se privilegie o cuidado com as empresas em vez do tratamento da saúde das pessoas ("Governos, formulem políticas urgentes, não deixem as empresas falir", Folhainvest, 23/3). Plagiando um amigo, digo que nenhum vírus é tão letal quanto a ignorância.
Nelson Xisto Damasceno Filho (Belo Horizonte, MG)

Cumpre à imprensa questionar o motivo pelo qual o município de São Paulo não instalará também um hospital de campanha junto à periferia para tratar casos de Covid-19 ("Prefeitura de SP vai instalar 2.000 leitos de baixa complexidade no Pacaembu e Anhembi" (Saúde, 20/3).
Eliana Maria V. M. Lima (São Paulo, SP)

Parabéns ao jornalista Fernando Canzian pela análise realista da situação dos menos favorecidos neste país ("Sem testes, governo pode obrigar população a escolha terrível", Saúde, 23/3) e pela previsão do caos social à vista graças à inoperância e à incompetência da nossa autoridade "maior".
Luiz Antonio Pereira de Souza (São Paulo, SP)

Polícia Militar
A fala de Glauco de Carvalho na nota "Sozinho" (Painel, 21/3) não expressa a opinião da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, posto que não recebeu procuração para manifestar-se em nome de PMs. Confiamos no governo da República e acreditamos que o presidente saberá nos levar a porto seguro. Vivemos momentos extremamente difíceis, pior cenário para trazer à tona qualquer tipo de divergência.
Antonio Chiari, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo (São Paulo, SP)


Datafolha
Em seu artigo desta segunda-feira (23), "O que diz o povo", o colunista Leandro Colon menciona que a pesquisa publicada na Folha é um importante recado das ruas sobre a figura do presidente da República. Concordo plenamente, pois os resultados publicados na primeira página demonstram que ele possui 61% de votos ótimo/bom e regular, o que me parece ser o que o povo diz.
João Henrique Rieder (São Paulo, SP)



"Bolsonaro minimiza popularidade na crise e chama de impatriótica pergunta sobre Datafolha" (Poder, 23/3). Bolsonaro não agride a imprensa; ele agride a inteligência humana, cultivada ao longo de milhões de anos. Ele agride a própria humanidade.
Marcos Andrade Moraes (Juiz de Fora, MG)

Será que não tem mais inteligência na Presidência da República brasileira para que seja possível fazer um comentário à altura do Brasil? Que Bolsonaro vá brincar com sua arminha e deixe os adultos fazerem o trabalho.
Eduardo Rocha (Rio de Janeiro, RJ)


Charges e quadrinhos
Até quando a Folha publicará a decadente Laerte? Sem graça e sem nexo, já passou o seu tempo. E qual o sentido dos quadrinhos de Fabiana Langona e Estela May? Pretensos traços modernos, mas horríveis de ver. Textos sem graça e sem mensagem. E os ridículos quadrões publicados às segundas-feiras? Para que servem?
Renato Claudio Pucci (São Paulo, SP)

Charge de Laerte publicada na Folha no dia 17 de março de 2020, - Laerte

Luiz Felipe Pondé
Parece que o senhor Luiz Felipe Pondé se impôs o princípio de que tudo o que ocorreu ou venha a ocorrer de mal no país tem como causa única o PT. Até para criticar seu ídolo, o presidente Bolsonaro, usa essa tábua de salvação. Não se concebe que queira transformar em fato aquilo que é a sua mera opinião, porque aí o que temos é desonestidade intelectual, que resulta em desconfiança, que leva à descrença, que impede o diálogo, que afasta o leitor crítico, portador de ao menos dois neurônios ("Paranoia e irresponsabilidade", Ilustrada, 23/3).
Ademar G. Feiteiro (São Paulo, SP)

Parabéns ao ilustre colunista Luiz Felipe Pondé, que em uma síntese brilhante condensou a atual fase social e política da nação, indicando quem ajuda com responsabilidade —e seu inverso— neste delicado momento. E por derradeiro deixa uma mensagem de esperança que acalenta: "esta epidemia vai passar".
Eduardo Duxa Oliveira (Sertãozinho, SP)

Charge de Ricardo Cammarota publicada em 23 de março de 2020 - Ricardo Cammarota/Folhapress

Leio as reflexões de Luiz Felipe Pondé todas as segundas-feiras, há muito tempo! Elas me desafiam e ampliam minha percepção, apesar de, muitas vezes, também me inquietarem. Nesta segunda (23), ele terminou a sua análise de uma maneira muito esperançosa, que me fez bem. Só queria agradecer. Muito obrigada.
Maria Júlia Paes da Silva (São Paulo, SP)


PIB
A revisão de crescimento do PIB de 2,1% para 0,02% é uma autêntica fake news chapa-branca, que serve para tentar livrar a cara de um governo desacreditado. Todo mundo sabe que o PIB será negativo —e qualquer tentativa de maquiar essa realidade soa ridícula. É melhor não fazer nada em vez de fazer esse tipo de previsão.
Rafael Alberti Cesa (Caxias do Sul, RS)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas