Siga a folha

Descrição de chapéu Gal Costa

Quais são suas memórias com Gal Costa? Conte para a Folha

Cantora morreu nesta quarta (9), aos 77 anos; compartilhe histórias, fotos e vídeos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. Após uma cirurgia feita em setembro, ela se recuperava e já tinha as datas para a sua próxima turnê, As Várias Pontas de uma Estrela, marcadas para dezembro e janeiro.

Antes mesmo de sair da Bahia, a ainda jovem Maria da Graça Costa Penna Burgos tocou seu violão com João Gilberto. "Você é a maior cantora do Brasil", ouviu de seu ídolo. Mas foi em 1960 que começou sua colaboração para a música popular brasileira.

Gal conheceu Caetano Veloso, com quem desenvolveu um vínculo pessoal e artístico que durou até sua morte; com pouco mais de 20 anos, a cantora participou do álbum "Tropicália ou Panis et Circencis", pedra fundamental do movimento tropicalista.

Entre outros feitos, levou aos palcos um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB em 1971: "Fa-Tal" em que desafiou a ditadura. O álbum se tornou cultuado. Sua carreira marcou a história da música brasileira e teve companhias como Caetano, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

A Folha quer saber se Gal também marcou a sua história. Quais são suas memórias com "a maior cantora do Brasil", segundo João Gilberto? Quais as suas músicas preferidas e em quais shows você esteve presente? Compartilhe neste formulário.

Alguns comentários, fotos e vídeos serão publicados no Painel do Leitor.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas